Unicórnio Imobiliário !!! Que bicho é este?

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Unicórnio Imobiliário !!! Que bicho é este?

A Uberização da locação de imóveis, como esta transformação afetará a sua imobiliária?

A transformação digital mudou a forma de fazer negócios no mundo, a tecnologia aliada a pensamentos estratégicos de negócios, mudaram a forma como alugamos, compramos e vendemos.
Como resultado desta transformação, nasceu o que hoje é chamado fenômeno da UBERIZAÇÃO, termo criado a partir do sucesso do UBER (aplicativo de compartilhamento de carro que conecta de forma direta, proprietários de carro a passageiros), esta transformação só foi possível a partir das tecnologias móveis.
Um exemplo de como estes serviços vieram para ficar, estão o sucesso de plataformas como Airbnb e Netflix, nascidas dentro do conceito de Economia compartilhada, cuja preocupação é a experiência do consumidor, e o foco do negócio é centrado nas pessoas, estas plataformas atendem a consumidores cada vez mais conectados e com pouco tempo, que precisam agilizar seu dia a dia com produtos e serviços desenhados para a suas necessidades.
Ao que tudo indica, a UBERIZAÇÃO dos serviços veio para ficar, de nada adianta tentar tapar o sol com a peneira colocando o mercado imobiliário, como um mercado blindado a novidades e evolução. Todo proprietário de imobiliária, deve estudar e refletir para que possa traçar ações estratégicas para minimizar os danos ou até mesmo para aproveitar e surfar e crescer nesta nova onda.
Pois assim como o Uber não acabou com táxi, é essencial que a imobiliária física entenda seu papel, seus diferenciais, e trace estratégias para se posicionar nesta nova onda. Falamos uma pouco mais sobre tendências no artigo: Redesenhando a Imobiliária um Exercício de Futurismo.
E você, o que acha dessa tendência? Muitos acreditavam que com o mercado imobiliário seria diferente, mas nos últimos 10 anos vimos o surgimento de várias plataformas que direta ou indiretamente atuam no mercado imobiliário e assim imobiliárias começam a enfrentar os mesmos desafios que os táxis, hotéis e restaurantes, tiveram com a chegada das plataformas que conectam os serviços ao cliente final, e que prometem por meio de tecnologia oferecer agilidade no processo de locação ou venda.

Quinto Andar é o mais novo unicórnio brasileiro Mas que bicho é este? O que isto significa.

O termo Unicórnio é utilizado para empresas que alcançam o valor de 1 bilhão de dólares. O Quinto Andar (plataforma de locação e venda de imóveis), recebeu 250 bilhões em aporte financeiro, segundo o diretor este investimento servirá para acelerar os planos de expansão, atualmente a startup está presente em 25 cidades do país e dentro dos planos está expansão internacional e novos produtos. A plataforma hoje já faz parceria com imobiliárias tradicionais com lojas físicas.
O Quinto Andar, se baseia no seu algoritmo de análise de crédito para aproximar vendedores e compradores, a startup também faz parceria com imobiliárias tradicionais e construtoras sendo a primeira, mas existem várias empresas que oferecem plataformas para conectar vendedor e comprador, locador e locatário, cujo principal argumento é a agilidade e desburocratização do serviço. Como o setor imobiliário envolve quantias maiores ainda há uma apreensão e cuidado para a adesão, mas à medida que os aplicativos vão tendo sucesso, futuramente certamente as imobiliárias serão afetadas.
Assim como o Uber não acabou com o taxi e o Arbnb não acabou com os hotéis, a tendência é que a imobiliárias se adaptem, e encontrem seu espaço, apresentando seus diferenciais. O importante é compreender esta mudança, e pensar com foco no seu cliente final, e assim como as startups oferecer uma experiência agradável para o seu cliente.

Do aperto de mão ao aperto do botão, os negócios imobiliários também estão mudando na era digital.
E a sua imobiliária como ela enfrentará este novo?

Há 25 anos trabalhando como consultor especializado em imobiliárias, sempre defendi a importância de uma locação forte para o equilíbrio, crescimento e expansão da imobiliária. Hoje temos dois cursos focados na área. A Locação como Receita Recorrente da Imobiliária, que tem como objetivo ampliar a visão do dono sobre os diferentes aspectos da locação e como torná-la mais rentável. Neste curso você terá ainda uma visão ampla das transformações da área ao longo da história, uma visão de como os negócios mudaram e como você poderá se posicionar neste novo momento. Se o assunto te interessa, temos ainda o GUIA “ Do aperto de mão ao aperto do Botão”, com dicas e informações sobre como ter uma locação rentável.

Nosso outro curso Gerência da Locação, que é focado na parte operacional, ou seja no gerenciamento dos processos.

Quer saber um pouco mais sobre Transformação Digital? Você se pergunta: por onde eu devo começar a transformação digital da minha imobiliária? Como está a sua Presença Digital?

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Rosalvo Barreto

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