Transformação Digital na sua Imobiliária

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Transformação Digital na sua Imobiliária Rosalvo Barreto

Transformação Digital na sua Imobiliária

Transformação Digital: É só uma modinha passageira? Ou será o que a sua Imobiliária precisará para sobreviver?

Não há dúvidas que a pandemia acelerou um processo que já estava em curso. Certamente, estamos assistindo nos últimos cinco anos, novos entrantes que revolucionaram a forma como consumimos produtos ou serviços. Estas empresas não apenas se transformaram, mas usaram o poder digital, para transformar segmentos inteiros. A chegada da pandemia, e a limitação de contato físico limitou empresas como Imobiliárias e prestadoras de serviço. Pois, essas empresas têm como principal característica o contato e relacionamento, e sofreram e tiveram que se adaptar. Outras empresas ainda estão perdidas em um mar de informações que muitas vezes não condiz com a realidade vivida. Sabemos que a Transformação Digital é um importante instrumento para tornar uma imobiliária competitiva, e isto é fato.

Portanto, a digitalização deixou de ser uma estratégia de grandes empresas, para se tornar uma sobrevivência no mercado atual. Antes, muitos processos só eram possíveis com grandes investimento em Tecnologia da Informação. Mas, atualmente, qualquer empreendedor, pequeno ou médio, pode se beneficiar deste processo, sem necessariamente investir milhões. São muitas as plataformas que permitem que se digitalize departamentos inteiros.

Alguns dados podem dar uma visão clara e abrangente do que está acontecendo:

Panorama da transformação digital

  • 68% das empresas viram a receita cair em meio a Covid.
  • 19, 90% mantiveram ou ampliaram o orçamento para transformação digital.
  • 30% das empresas possuem capacidades digitais essenciais para Transformação Digital como processos automatizados ou ecossistemas digitais integrados.
  • 67% da jornada do comprador agora é feita digitalmente.
  • 86% dos compradores pagarão mais para terem uma melhor experiência, por isso oferecer experiências únicas e integradas (online e offline).

Imobiliárias viram proliferar as plataformas de Imobiliárias digitais e agora precisam se preparar para este novo concorrente.

No mercado imobiliário não foi diferente. Se você já está lendo sobre o tema, é porque sabe que será importante para a sua imobiliária. Afinal, é como sua imobiliária está se adaptando a estas mudanças, que fará a diferença no futuro dela. Manter seus serviços competitivos e melhorar a proposta de valor serão fundamentais para a sobrevivência e competitividade da sua imobiliária.

É importante ter em mente que este tipo de mudança também afetará a forma como o cliente vê o seu serviço. Já não aceitam mais sites não responsivos em celular. Além disso, os canais de contato com o cliente devem ir além do e-mail e telefone. Aliás, canais de atendimento como chat online, WhatsApp direto com a equipe, são apenas a ponta do iceberg.

Transformação digital não é sobre tecnologia é sobre pessoas.

Ao contrário do que muitos imaginam, a Transformação Digital da Imobiliária é não apenas uma questão de implementar novas tecnologias, como também parte do fracasso vem deste pensamento focado em ferramentas. A transformação digital está nas pessoas, nos desenvolvimento de competências e habilidades dos funcionários e, principalmente, nas expectativas do seu cliente.

Por isto não basta investir em softwares caros se as pessoas envolvidas, não entendem o real valor e o propósito daquela ferramenta. Milhares de CRMs esperam por atualização, mas sem a atualização constante da equipe de vendas, o CRM não existe, apenas para citar um dos problemas mais comuns.

Calma, não estamos falando que a tecnologia não tenha seu papel crucial, pois é por meio dela que se otimizam e se agilizam os processos. Mas este processo de transformação digital da imobiliária deve ser acompanhado de uma mudança estrutural na cultura das equipes e da liderança. Esta mudança do analógico para o digital deve se iniciar dentro da rotina das equipes, até chegar ao produto final e na experiência do cliente. Por isto antes de sair correndo atrás de plataformas, entenda o processo e divida com a sua equipe a importância desta transformação para Imobiliária e para eles.

Quais são os pilares da Transformação Digital da Imobiliária?

Tecnologia | Economia | Gestão

A sustentação desta transformação digital exige um olhar atento a tudo que está envolvido. Estas  mudanças na economia que hoje vemos  refletem inclusive na forma como se apresentam novos concorrentes.  Hoje é comum ver, empresas de um segmento atuando em outro, ou ainda empresas com porte diferentes concorrendo pelo mesmo mercado.

Tudo isto somando resultado de um nova gestão e novas tecnologias. Com tantas mudanças acontecendo, a gestão precisa ser rápida e ágil, precisa aprender a lidar com imprevisibilidade e o processo contínuo de aprendizado. Como sempre Rosalvo Barreto gosta de ressaltar: “o que você sabe é o que te trouxe até aqui, é  o que você ainda não sabe que fará o futuro da sua imobiliária”.

Em 2021 esteja preparado para desaprender e reaprender sobre o seu negócio e também prepare a sua equipe para a jornada. Mas importante que contratar profissionais capacitados, capacitar a sua equipe será o grande desafio.

Mas afinal como sua IMOBILIÁRIA pode entrar nesta ?  Preparado para a Transformação digital da sua imobiliária?

Como você deve ter percebido a mudança vêm acontecendo já há algum tempo e a pandemia só acelerou alguns processos que já estavam em andamento. Para dar alguns exemplos pense na forma como o seu cliente chegava até você e a forma como sua imobiliária recebe ele agora. Pesquisas mostram que no setor imobiliário, 90% das pesquisas de imóveis no país, iniciam na internet. Isto traz uma grande preocupação, se você não estiver bem na praça digital, você simplesmente não existe para 90% do seus possíveis clientes. E não é apenas isto, são várias as tecnologias que foram criadas em resposta a este novo consumidor, ferramentas que vão da apresentação/ divulgação do imóvel, até o fechamento da venda ou contrato de locação.

Ficou mais confuso ainda? Calma, agora vamos tentar ajudá-lo a desenvolver seu plano de ação para um transformação na sua imobiliária. 

Nós preparamos um check list básico, para você iniciar seu processo. Mas é sempre bom lembrar que Transformação Digital é um processo não estático. Afinal não estamos apenas falando de ferramentas, plataformas, mas principalmente de Transformação Digital de Funções. É retirar no físico (analógico) todos os Procedimentos Operacionais . Então o que propomos é um inicio de conversa, vamos começar um check list dos principais pontos que você deve discutir com a sua equipe.

Fizemos ainda um Mapa das principais ferramentas utilizadas durante a jornada do cliente da imobiliária. Lembramos que as ferramentas apresentadas no mapa, foram selecionadas através de curadoria dos principais nomes do mercado, mas que como qualquer ferramenta, deve ser avaliada e testada por quem irá utiliza-la. Ainda lembramos que novas ferramentas são lançadas todos os dia e que este mapa possa servir de bússola para a sua pesquisa, mas que encontrará outras que não citadas.

Baixe aqui o MAPA DAS FERRAMENTAS DIGITAIS PARA IMOBILIÁRIAS

Check list antes de iniciar sua jornada para a digitalização da sua imobiliária

Site eficiente: Usabilidade

  • Certifique-se que o seu site oferece uma boa usabilidade, ou seja, é fácil e eficiente para seus clientes utilizarem.
  • Verifique se ele é responsivo no celular, hoje mais de 70% dos negócios imobiliários nascem na pesquisa do google.
  • Interativo: ele permite ações? Orçamento, contato, contrato digital, segunda via do boleto?
  • Locatário: ele tem um espaço para o locatário, verificar seu histórico?
  • É possível solicitar operações, como solicitar um acompanhamento da imobiliária, gerar um boleto atualizado ou verificar aluguéis pagos/recebidos.

Investimento em Marketing Digital

A internet hoje é tão importante, que para alguns lugares, ela tem a mesma importância que o ponto físico da imobiliária tem. Pois se sua imobiliária for invisível na rede, ela não existe. Analise sua atuação na internet, pense cada um destes pontos, e como está sendo conduzido.

  • Redes Sociais
  • SEO
  • Tráfego Pago
  • Automação de Marketing
  • Atendimento digital,  e-mail, WhatsApp e Skype que são utilizadas massivamente pelas pessoas em seu dia a dia.

CRM – Plataforma de gestão de relacionamento com o cliente

Estas é uma das principais plataformas do processo, pois gera uma série de indicadores importantes para melhorar o processo comercial da sua empresa e a eficiência dos atendimentos. Possibilitando a sua equipe trabalhar com os dados reais de atendimento, e não impressões e achismos. Mas a manutenção dela depende da equipe de vendas. Muitas vezes por não querer ser avaliado, ou não querer ser cobrado, muitos deixam de completar os dados de atendimento ao cliente, o que faz com que a gestão perca a visão geral destes atendimentos, ficando dependente de informações verbais, muitas vezes não confiáveis, ou de difícil análise.

Software de gestão imobiliária 

Esse tipo de sistema ajuda a sua equipe a ser mais produtiva, o que significa economizar recursos e ter mais resultados com o time que você já tem.

Automação do atendimento

Os recursos de automação do atendimento permitem ao corretor focar os clientes com maior chance de fechar negócios .

Assinaturas digitais de contrato

Além do certificado digital, já existem aplicações que permitem validar assinaturas virtuais.

Análise de crédito de maneira digital

Especialmente para imobiliárias com carteira de locação média ou grande, padroniza e agiliza o processo.

Agora que você pensou sobre os principais processos das suas operações, se quiser pode fazer o teste que criamos. Não é uma resposta definitiva as suas dúvidas, mas pode dar um boa visão de que partes do processo você ja trilhou, quais são as partes em que deve ter mais atenção e quais talvez você ainda nem havia percebido.

Esteja preparado para além de correr contra o tempo para digitalizar os processos da sua imobiliária, você precisará investir na preparação da sua equipe. É preciso que eles tenham consciência da importância da Transformação Digital. Esta é uma grande oportunidade para que todos aprendam.

Se você chegou até aqui certamente é porque está buscando soluções para a sua imobiliária. É uma longa jornada de tentar implementar algumas destas estratégias sozinho. Mas saiba que estamos preparados para ajudá-lo.

Quer saber mais? Baixe o e-book: Transformação Digital – do aperto de mão ao aperto do botão.

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Rosalvo Barreto

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