CARIMBA QUE É TOP! TOP DE MARKETING ADVB SÃO PAULO, 2019.

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CARIMBA QUE É TOP! TOP DE MARKETING ADVB SÃO PAULO, 2019.

No dia 04 de dezembro, a ADVB-SP (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) realizou o evento que entregou aos ganhadores o troféu TOP DE MARKETING 2019.
Tive a imensa honra de estar lá para receber nosso 5º Top de Marketing e o 1º da Imobiliária MOCAMBO, empresa parceira há mais de cinco anos. O prêmio só foi possível graças a determinação da Mocambo, que estava decidida a mudar a sua história.

PODE UMA PEQUENA EMPRESA INOVAR, CRESCER E TORNAR-SE REFERÊNCIA NACIONAL?

Marketing externo, diferenciação de mercado, e endomarketing fizeram da MOCAMBO IMÓVEIS a empresa Top de Marketing no estado de São Paulo. O Case tem o título O MARKETING COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE SUCESSÃO FAMILIAR e conta a história da Mocambo Imóveis, uma empresa familiar decidida a mudar a sua história, sair da sobrevivência para o crescimento. O ambiente externo não era animador, contratar uma consultoria imobiliária com foco em crescimento em 2015, significava ir contra todas as previsões. O país mergulhava em uma crise política que refletia na economia, as previsões não eram nada otimistas. Outro fator preocupante eram os custos altos da gestão, que exigiam um crescimento urgente do faturamento de forma a garantir a sobrevivência da marca e dos negócios.
A Mocambo Imóveis reescreveu a sua própria história ao perceber os perigos e problemas de uma sucessão familiar, e como ela poderia impactar negativamente na empresa. Sua história é um modelo para mercado imobiliário, cujo percentual de empresas familiares é grande, pois uma imobiliária nasce do sonho de um empreendedor (marido ou esposa) que inicia seu negócio e que ao longo do tempo, com o crescimento tem que incorporar outros membros da família, que vão assumindo postos e dividindo as tarefas sem muito planejamento.
Quando assumimos a consultoria, diagnosticamos situações que poderiam surgir tão logo se iniciasse a sucessão, tínhamos um impasse enorme, de como garantir que a sucessão familiar não prejudicasse a marca da imobiliária de forma alguma, pois qualquer queda no faturamento, poderia tornar inviável os planos. Teríamos ainda que cuidar dos talentos da casa, familiares e/ou funcionários que deveriam estar comprometidos com o processo de transformação. E o mais preocupante, a venda era 90% do faturamento da empresa, mas o faturamento era insuficiente para as despesas, e a Carteira de locação era praticamente nula para o negócio. Sabíamos que precisávamos aumentar o faturamento, e que isto só seria possível através de um crescimento da carteira de locação gerando receita recorrente.
Este eram os problemas para eles, e para mim era a oportunidade de colocar em prática pesquisas e tese que desenvolvi ao longo da minha carreira acadêmica e que foram a base dos meus estudos para o Doutorado em Administração que conclui este ano. Neste trabalho, é possível perceber a relação direta entre a influência do marketing na sucessão e na gestão familiar de uma imobiliária, compreendendo a gestão familiar como uma das principais características do mercado imobiliário. Um dos principais pontos deste processo é a necessidade da profissionalização da gestão, que não precisa necessariamente deixar de ser familiar, mas que deve pesar pela sua profissionalização, de forma a garantir sua existência. É sempre bom contar com um profissional especializado durante a sucessão/profissionalização, pois com a experiência somada aos estudos acadêmicos na área, profissionais como eu podem agir de forma a tornar este processo menos doloroso e até mesmo garantir que a transição seja feita sem traumas e reflexos no faturamento do negócio, como comprovamos.

O Marketing como Ferramenta no Processo de Sucessão Familiar. Como isto é possível? Por que o Marketing?

Quando analisamos processos de sucessão familiar em geral, é preciso se atentar que entre os influenciadores deste processo, estão os funcionários e clientes que juntos influenciam em 54 % o sucesso ou não da sucessão. Neste momento é preciso compartilhar fortes valores da cultura organizacional para garantir a uniformidade de discurso e expectativas dentro e fora da empresa, evitando assim expectativas desagradáveis, por falta de compreensão clara do que estar por vir. Esta comunicação deve gerar o entendimento do processo a fim de que todos possam compactuar de expectativas claras e que se sintam comprometidos com o alcance de metas.
Por isto a escolha do marketing, que por se tratar da comunicação com estes públicos, pode ajudar na criação de uma imagem positiva diante do público externo, e mesmo do corpo de funcionários, através do endomarketing. O marketing é, acima de tudo, comunicação com o público-alvo. A comunicação é a forma como nós nos relacionamos, seja trocando informações, fazendo questionamentos e expressando o que sentimos e pensamos. Para nós, que atuamos na prática dentro de empresas através da consultoria, é mais do que claro que o marketing e suas ferramentas podem ser utilizados no processo Além dos estudos acadêmicos, o case da Mocambo Imóveis vencedor do Top de Marketing 2019, deixa claro os resultados positivos que as ferramentas de marketing ajudaram a construir. Além de uma bem sucedida transferência de gestão, garantiu um crescimento expressivo refletido no seu faturamento. Para a Mocambo Imóveis o seu primeiro TOP DE MARKETING é a prova de estar no caminho certo, para mim, somando aos mais quatro prêmios adquiridos ao longo da minha carreira, o quinto TOP DE MARKETING é o reconhecimento do mercado provando que estamos no caminho certo, seja através de estudos e difusão de conhecimento, seja na prática ajudando a construir um mercado imobiliário forte e pujante.

 

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Rosalvo Barreto

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