Quando contratar um consultor para a sua imobiliária?

Contato
Quando contratar um consultor para a sua imobiliária | Rosalvo Barreto

Quando contratar um consultor para a sua imobiliária?

Quando contratar um consultor para a sua imobiliária?

Veja os três momentos em que um consultor para a sua imobiliária poderá fazer toda a diferença na história dela.

O primeiro passo é entender o papel de um consultor e como ele irá agir na imobiliária.

Quando falamos em consultor para a sua imobiliária nos remete a mudanças, o que sempre é difícil no ambiente corporativo. O consultor tem  a responsabilidade de auxiliar os gestores e executivos nos processos de decisão. 

Trazer uma visão ampliada do mundo, conhecimento do negócio e experiências diversas contribuem para que o consultor possa guiar a empresa no caminho certo.

Por isto me especializei em Imobiliárias, são trinta anos atendendo imobiliárias de norte a sul do país, com cases vencedores, prêmios e o maior reconhecimento.

Clientes satisfeitos, que você pode comprovar assistindo testemunhais reais de imobiliárias como a sua, na nossa playlist “casos de Sucesso”.

Uma dúvida comum é se o consultor faz ou não faz o planejamento estratégico. Diria que ele pode orientar, somar com a equipe de gestão, mas não é papel do consultor o planejamento estratégico. Cabe aos gerentes e proprietários esta função.

Como consultor, nossa função é estudar a imobiliária, seu mercado, e apontar alternativas para os problemas levantados, mas a decisão final será sempre do gestor, dono ou gerente.

Consultoria é coisa de grande empresa, não é para a minha imobiliária.

Foi se o tempo que as consultorias eram um luxo para grandes empresas, hoje elas estão disponíveis e são viáveis para os pequenos, e médios negócios. Apesar disto muitos donos de imobiliária sentem dificuldade, tanto em contratar um consultor, como de perceber qual seria o momento ideal para contratação.

Se este é o seu caso, preparamos este artigo para ajudá-lo a identificar os cinco sinais fundamentais de que chegou a hora buscar a ajuda de um consultor.

Na minha experiência consegui identificar três momentos importantes e decisivos para uma empresa imobiliária. São momentos que podem definir o futuro do negócio. 

1] Sobreviver

Um dos primeiros sinais é o caixa. Se a conta não fecha, se a sua imobiliária parece estar sobrevivendo, e você se sente um funcionário de luxo da sua empresa. Este é o momento de procurar ajuda.

Um consultor irá ajudá-lo a identificar e mapear os problemas gerais da empresa e identificar processos que devem ser melhorados.

E através da sua experiência externa poderá oferecer uma visão com parâmetros comparativos e índices nacionais e confiáveis. Além é claro de ajudá-lo na preparação de um plano e na orientação da execução deste. 

2] Crescer

Não conhece estratégias para crescimento da sua imobiliária?

Crescer sem direcionamento também pode ser um problema. Nem sempre a consultoria deve ser contratada para evitar quedas, ela é essencial no gerenciamento e condução de um crescimento saudável.

Muitas imobiliárias crescem e seus donos se sentem perdidos, não sabem para onde direcionar os recursos excedentes ou pior, não sabem como lucrar mais apesar do crescimento.

Neste momento uma decisão errada pode pôr tudo a perder. Quer se inspirar, assista a nossa playlist casos de sucesso no youtube, são vários casos, e um deles pode ser a resposta que você está procurando.

3] Expandir

Sou líder na minha cidade, o que faço agora?

Se a sua imobiliária está bem, tudo funcionando direitinho e você já chegou à liderança este é momento de “sonhar alto”. Afinal a posição de líder nunca será definitiva, e ter uma visão de constante crescimento e melhoria irá ajudá-lo a se manter como líder. Além de manter a distância necessária da sua concorrência.

Não é o momento para se acomodar. Como consultor há mais de trinta anos, já vi a da dança da liderança, incluindo  líderes que estavam em queda, ou seguidores que assumiram o desafio de se tornarem líderes.

Não é momento para sentar,  agora mais do que nunca você tem todas as chances de consolidar o seu negócio, tornando sua Imobiliária líder absoluta na sua região, e expandindo seus serviços, ou região. 

Além destes três momentos baseados no fluxo do negócio, existe um quarto momento que pode por tudo a perder, e este momento é a SUCESSÃO FAMILIAR.

Segundo dados do SEBRAE 90% dos negócios pequenos e médios são familiares, e com o mercado imobiliário não poderia ser diferente.

Conforme levantamento da Strategos Consultoria, 80% das companhias administradas por familiares não investem na sucessão familiar, o que compromete o negócio. Os números não são nada animadores, cerca de 70% das empresas familiares não sobrevivem à segunda geração. E apenas 10% passam para a terceira e 3% para a quarta”.

Considerando que este é o perfil da maioria das imobiliárias que atendo, entendi a importância de me especializar na área. Sou mestre em Sucessão Familiar, e nos últimos anos atendi diversas imobiliárias em processos bem realizados. Você poderá conferir alguns depoimentos de clientes nossos na playlist “casos de sucesso”, e entender um pouco mais sobre este processo dentro da minha consultoria.

Conclusão

Se existe uma hora certa, é difícil afirmar. Mas o que não podemos é deixar para a consultoria o cargo de “consultor salvador”. E esperar que verdadeiros “milagreiros” resolvam momentos de turbulência e queda livre. 

Com a minha experiência de mais de trinta anos atendendo imobiliárias pelo Brasil, digo que tem muito mais a ver com o momento em que você, empresário, decide investir no futuro do seu negócio. E sabe que precisará de um profissional experiente ao seu lado. 

Você pode estar pensando em um aumento do volume de vendas para gerar mais receita; ou em uma reformulação dos seus processos de trabalho; Aumento da produtividade da sua equipe e melhoria das relações dos colaboradores com a imobiliária; ou até mesmo em uma reestruturação por completo.

Sabe aquele ditado “você arruma o telhado em dia de sol”? Ou seja, o momento ideal de se contratar uma consultoria é quando as perspectivas são boas. Quando você tem recursos disponíveis, quer otimizar a aplicação destes recursos, obter soluções estratégicas para problemas operacionais. E claro, maximizar seus lucros.

Consultorias são efetivas a médio e longo prazo, pois é preciso preparar a equipe, mudar a cultura. Muitas vezes mudar processos, o que exige persistência e experiência.

Não que um consultor experiente não possa ajudá-lo em um momento de crise, com ações cirúrgicas e assertivas. Mas pensar a médio e longo prazo é sempre mais vantajoso, na relação custo x benefício de um consultor.

O empresário do mercado imobiliário precisa entender que grandes mudanças não acontecem no curto prazo. Como consultor posso afirmar que conseguimos estancar problemas, aplicar paliativos. Mas as projeções e ações efetivas, só acontecem a médio e longo prazo, através de uma visão de futuro.

Você dono de imobiliária já pensou onde quer chegar? Qual a sua meta para 2022, e qual o futuro da sua marca imobiliária?

No nosso canal do youtube você poderá assistir a playlistcasos de sucesso”. São depoimento verdadeiros, de donos de imobiliárias como você. Mostrando o antes e o depois de uma imobiliária sob a minha consultoria.

Espero que esse artigo possa ter esclarecido suas duvidas em relação a uma consultoria para imobiliária, até 2022!

 

Compartilhe esse Artigo

Sara Garcete

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *