<strong>O que faz e quando contratar um consultor para a sua imobiliária?</strong>

Quando contratar um consultor para a sua imobiliária | Rosalvo Barreto
Gerência Imobiliária / Gestão da Locação / Gestão Familiar / Marketing Imobiliário / Mercado Imobiliário

O que faz e quando contratar um consultor para a sua imobiliária?

O que é uma consultoria especializada e como ela pode levar a sua imobiliária para o próximo nível.

Um consultor é um profissional especializado em determinada área do conhecimento. Hoje mesmo os pequenos e médios negócios se tornaram complexos. O consultor é um facilitador e oferece suporte para o seu negócio de forma a qualificar seus resultados. Sempre com foco no que você “dono da imobiliária” tem como objetivo.

Eu trabalho na área há algum tempo, mas há mais de trinta anos me especializei e me aprofundei no Mercado Imobiliário, em especial na gestão de imobiliárias. São inúmeros cursos desde cursos de gestão, passando pela área comercial, marketing e especialização em Gestão familiares, muito comum neste mercado.

Qual é o momento do seu negócio? E quando contratar um consultor para a sua imobiliária?

Primeiro você deve compreender em que momento a sua imobiliária está. Ela está preparada para crescer? Ou você espera apenas sobreviver? Ela já é líder na sua região, e a meta é expansão? 

Estes são os três momentos mais comuns, e nestes momentos um consultor poderá fazer toda a diferença para atingir seus objetivos. O primeiro passo é entender o papel de um consultor e como ele irá agir na imobiliária.

O que um consultor pode trazer para a sua imobiliária? 

Quando falamos em consultoria para a sua imobiliária este pensamento sempre remete a mudanças, o que sempre é difícil no ambiente corporativo. O consultor tem a responsabilidade de auxiliar os gestores e executivos nos processos de decisão. 

Trazendo uma visão ampliada da gestão de negócios, conhecimento acadêmico e experiências diversas que contribuem na condução das decisões e podem levar a empresa pelo caminho certo. Por isso me especializei em Imobiliárias, são trinta anos atendendo imobiliárias de norte a sul do país, com cases vencedores, prêmios e o maior reconhecimento.

Você pode comprovar a experiência dos nossos clientes assistindo testemunhais reais de imobiliárias como a sua, na nossa playlist “casos de Sucesso”.

Como você viu, funcionamos como uma parceria, uma consultoria é uma modalidade de prestação de serviços. E para funcionar, precisa ter um período estipulado em contrato. Assim poderá cumprir os objetivos acordados e comprovar dentro deste período. Como é um produto intangível, não oferece garantia de que os resultados esperados sejam alcançados.

Um consultor pode fazer o planejamento estratégico para a sua imobiliária? 

Uma dúvida comum é se o consultor faz ou não o planejamento estratégico. Eu diria que ele pode orientar, somar com a sua equipe de gestão, mas não é papel do consultor o planejamento estratégico. Cabe aos gerentes e proprietários esta função.

Como consultor, nossa função é estudar a imobiliária, seu mercado, e apontar alternativas para os problemas levantados, no entanto a decisão final será sempre do gestor, o contratante.

Consultoria é coisa de grande empresa, não é para a minha imobiliária. Mito ou verdade?

Mito! Foi se o tempo que as consultorias eram um luxo para grandes empresas, hoje elas estão disponíveis e são viáveis para os pequenos, e médios negócios. São inúmeros os profissionais que hoje prestam consultoria para áreas específicas como: gestão, contabilidade, finanças, recursos humanos. 

Por isto, donos de imobiliárias que sentem alguma dificuldade, ou relutam na contratação de um especialista, muitas vezes não sabem ou se sentem inseguros sobre qual seria o momento ideal para contratação.

Se este é o seu caso, preparamos os principais sinais para você identificar, e desta forma entender em que momento sua imobiliária está tendo claro quais os objetivos este profissional pode ajudá-lo a conquistar.

Na minha experiência consegui identificar três momentos importantes e decisivos para uma empresa imobiliária. São momentos que podem definir o futuro do negócio. 

1] Sobreviver

A conta não fecha, se todo o mês você teme pela saúde financeira da sua imobiliária. E se a sua imobiliária parece que não irá sobreviver mais um mês. E como proprietário não consegue uma remuneração justa do seu próprio trabalho?  Este é o momento de procurar ajuda.

Um consultor irá ajudá-lo a identificar e mapear os problemas gerais da empresa e identificar processos que devem ser melhorados. Evitando perdas, pois através da experiência ele poderá oferecer uma visão com parâmetros comparativos e índices nacionais, confiáveis, para que você tenha uma visão clara de onde quer chegar e como.

Quer saber mais sobre os indicadores de uma imobiliária leia o artigo 06 Indicadores de Desempenho para Imobiliária.

2] Crescer

Sem dúvida é o que todos querem. Mas crescer sem direcionamento também pode ser um problema. Mesmo que tudo esteja apontando para o crescimento, a consultoria é essencial no gerenciamento e condução de um crescimento saudável.

Muitas imobiliárias crescem e seus donos se sentem perdidos, não sabem para onde direcionar os recursos excedentes ou pior, não sabem como lucrar mais apesar do crescimento.

Conheça o caso da Kadu Imóveis, um resultado muito além das expectativas. 

3] Expandir

Muitas imobiliárias iniciam a consultoria com uma meta, crescer e se tornar líder, mas o que fazer depois? E esta é uma ótima notícia, você já chegou à liderança e este é momento de “sonhar alto”. Afinal a posição de líder nunca será definitiva, e ter uma visão de constante crescimento e melhoria irá ajudá-lo a se manter como líder. Além de manter a distância necessária da concorrência.

Não é o momento para se acomodar. Como consultor há mais de trinta anos, já vi a da dança da liderança, incluindo líderes que estavam em queda, ou seguidores que assumiram o desafio de se tornarem líderes.

Não é momento de se acomodar, mais do que nunca você tem todas as chances de consolidar o seu negócio, tornando sua Imobiliária líder absoluta na sua região, e expandindo seus serviços, ou região. 

Além destes três momentos baseados no fluxo do negócio, existe um quarto momento que pode pôr tudo a perder, e este momento é chamado a Sucessão Familiar.

Segundo dados do SEBRAE 90% dos negócios pequenos e médios são familiares, e com o mercado imobiliário não poderia ser diferente.

Conforme levantamento da Strategos Consultoria, 80% das companhias administradas por familiares não investem na sucessão familiar, o que compromete o negócio. Os números não são nada animadores, cerca de 70% das empresas familiares não sobrevivem à segunda geração. E apenas 10% passam para a terceira e 3% para a quarta”.

Considerando que este é o perfil da maioria das imobiliárias que atendo, entendi a importância de me especializar na área. Sou mestre em Sucessão Familiar, e nos últimos anos atendi diversas imobiliárias em processos bem realizados. Conheça o caso da Mocambo Imóveis, sucesso em Sucessão familiar.

Conheça o caso Imobiliária Jaú, líder absoluta em dois anos.

Conclusão

Se existe uma hora certa, é difícil afirmar. Mas o que não podemos é deixar para a consultoria o cargo de “consultor salvador”. E esperar que verdadeiros “milagreiros” resolvam momentos de turbulência e queda livre. 

Com a minha experiência de mais de trinta anos atendendo imobiliárias pelo Brasil, digo que tem muito mais a ver com o momento em que você, empresário, decide investir no futuro do seu negócio. E sabe que precisará de um profissional experiente ao seu lado. 

Você pode estar pensando em um aumento do volume de vendas para gerar mais receita; ou em uma reformulação dos seus processos de trabalho; Aumento da produtividade da sua equipe e melhoria das relações dos colaboradores com a imobiliária; ou até mesmo em uma reestruturação por completo.

Sabe aquele ditado “você arrumar o telhado em dia de sol”? Ou seja, o momento ideal de se contratar uma consultoria é quando as perspectivas são boas. Quando você tem recursos disponíveis, quer otimizar a aplicação destes recursos, obter soluções estratégicas para problemas operacionais. E claro, maximizar seus lucros.

Consultorias são efetivas a médio e longo prazo, pois é preciso preparar a equipe, mudar a cultura. Muitas vezes mudar processos, o que exige persistência e experiência.

Não que um consultor experiente não possa ajudá-lo em um momento de crise, com ações cirúrgicas e assertivas. Mas pensar a médio e longo prazo é sempre mais vantajoso, na relação custo x benefício de um consultor.

O empresário do mercado imobiliário precisa entender que grandes mudanças não acontecem no curto prazo. Como consultor posso afirmar que conseguimos estancar problemas e aplicar paliativos. Mas as projeções e ações efetivas, só acontecem a médio e longo prazo, através de uma visão de futuro.

Você dono de imobiliária já pensou aonde quer chegar? Qual a sua meta para 2023,, e qual o futuro da sua marca imobiliária?

No nosso canal do youtube você poderá assistir a playlist “casos de sucesso”. São depoimento verdadeiros, de donos de imobiliárias como você. Mostrando o antes e o depois de uma imobiliária sob a minha consultoria.

Espero que esse artigo possa ter esclarecido suas dúvidas em relação a uma consultoria para imobiliária, até breve e nos vemos em 2023!

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