Como desenvolver um planejamento estratégico para a sua imobiliária.

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Como desenvolver um planejamento estratégico para a sua imobiliária.

Como sobreviver em um cenário altamente competitivo?

A resposta para sobreviver no cenário empresarial, altamente competitivo, é que cada vez mais as imobiliárias precisam se organizar e definir quais são seus objetivos e que estratégias deverão adotar para alcançá-los, a fim de atingir os resultados esperados ou contornar possíveis situações que comprometam o seu sucesso, ou muitas vezes até mesmo a sua sobrevivência. Para tanto, é indispensável o desenvolvimento de um Planejamento Estratégico. Diferente do que muitos pensam, o Planejamento Estratégico não é algo fechado e concluído, ele deve ser revisado anualmente, para assim, realinhar os objetivos e metas do ano seguinte, com base nas mudanças do mercado.
O Planejamento Estratégico da imobiliária deve ser a construção de um projeto comum, compartilhado pela equipe responsável pela gestão. Mas deve ser repassado aos colaboradores, para que possam entender as premissas básicas e ter o conhecimento dos objetivos e metas da imobiliária, e o que se espera deste colaborador.

Quais são seus pontos fortes? Qual o diferencial da minha Imobiliária?

Através da análise do ambiente de interno (suas forças e fraquezas como empresa), e do ambiente externo (oportunidades e ameaças do mercado) – o proprietário ou diretor da imobiliária precisa realizar a identificação e definição dos principais focos de necessidades e objetivos da empresa. Definindo assim suas potencialidades e suas forças e minimizando ou até mesmo eliminando suas fraquezas, convertendo-as em possíveis oportunidades. Por fim, para que o planejamento seja concluído é necessário definir quem vai fazer, o que será feito, como será feito, quando será feito e quanto custará para ser realizado.

Como envolver a equipe em um foco estratégico para manter a imobiliária saudável em relação ao financeiro?

Através de um Plano de Ação de maneira colaborativa, envolver a equipe em seu foco estratégico, garantindo que a administração da imobiliária seja feita por objetivos e metas. Dados mostram que funcionários contratados são considerados os mais importantes para o sucesso de uma empresa, mesmo dentro da empresa familiar. A imobiliária é uma empresa prestadora de serviço, e serviços são baseados em pessoas, as diferenças de geração, somada as diferenças de perfil de cada funcionário exigem uma gestão de pessoas mais preparada.

Saber ser líder e ao mesmo tempo gerente, promovendo o trabalho em equipe, e garantindo que a equipe esteja comprometida com os objetivos e metas da imobiliária. Os colaboradores precisam saber da importância das suas contribuições para alcançar as metas do plano estratégico. Com objetivos claros, onde cada um conhece e executa seu papel e reconhece a importância do seu trabalho para o desenvolvimento da empresa, garantindo ao colaborador um sentimento de pertencimento.

Como aliar a locação de imóveis e as vendas no intuito de manter resultados satisfatórios no faturamento da imobiliária? Qual o potencial de crescimento de vendas e faturamento da sua imobiliária e o que interfere no cálculo do potencial de faturamento?

A gestão imobiliária mudou, da década de 80 aos anos 2000, muita coisa precisa ser reestruturada. É preciso conhecer profundamente as áreas chaves de sucesso e o processo de administração que funciona no contexto geral da imobiliária, para que se possa fazer a Avaliação do Potencial de Crescimento de Vendas e Faturamento da
Imobiliária (PCVF). Unir a equipe e gestores e se trabalhar pelo interesse que os une, não pelo interesse que os separa. As imobiliárias grandes geralmente têm consultoria, ou pelo menos um aconselhamento. Já as empresas pequenas vão andando aos trancos e barrancos e vão se acertando no calor da discussão.

Quando devo preparar um Planejamento Estratégico para a minha imobiliária?

Um planejamento estratégico, nada mais é do que um processo no qual você irá decidir como irá alocar seus recursos em um determinado período. Muitos acreditam que deve ser feito no final do ano, com previsão para o ano seguinte. Mas na verdade o período ideal para você fazer seu Planejamento Estratégico é o momento em que você decidiu “investir tempo ou dinheiro”, para mudar a imobiliária, seja porque pretende crescer, expandir, ou diversificar o seu negócio agregando produtos e serviços.

Por tanto a hora é agora. Mude a história da sua imobiliária.
Se você não sabe para onde ir, nem aonde quer chegar, não espere que a sua equipe saiba!

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Rosalvo Barreto

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