Planejamento estratégico na imobiliária

Planejamento estratégico na imobiliária Rosalvo Barreto
Mercado Imobiliário

Planejamento estratégico na imobiliária

Aproveite o início do ano para planejar suas ações para 2021.Um item muito importante na administração é o planejamento estratégico na imobiliária. É através dele que a imobiliária direcionará suas ações para chegar no resultado almejado.

Ter um planejamento estratégico na imobiliária para todos os colaboradores e indivíduos que trabalham na sua empresa é parte fundamental do sucesso do negócio.

Em tempos de crise o planejamento estratégico na imobiliária faz com que o gestor tenha a seu favor os objetivos macro e as metas de curto, médio e longo prazo. Além disso, é importante traçar ações para cada uma dessas metas, além de indicadores que validem se estas metas estão sendo alcançadas ou não.

Ao fazer o planejamento estratégico na imobiliária é necessário saber que ele deverá ser ajustado e em algumas vezes o prazo poderá ser alterado em função de algum ajuste e/ou necessidade de mudanças ao longo do processo.

Inicie seu planejamento definindo um objetivo macro, ou seja, aquele objetivo que terá longo prazo. Pense no que você quer para seu negócio daqui alguns anos (3 a 5 anos). Quais são seus principais objetivos, onde você quer chegar?

Um segundo passo seria definir os objetivos específicos. E a partir disso definir etapas para cada objetivo específico. Para isso é importante que você conheça bem o seu mercado, os seus concorrentes, quais são as oportunidades que você terá, quais são os seus pontos fortes e os seus pontos fracos. Analise onde você precisa colocar mais foco para alcançar o que você deseja.

É importante, durante todo o processo, parar e analisar se seu planejamento estratégico na imobiliária está sendo efetivo e se está dando resultado. A manutenção e algumas mudanças no meio do caminho fazem parte do processo e são de extrema importância.

Um item muito importante para ter no seu planejamento é fazer o plano financeiro da sua imobiliária. Nessa hora você vai quantificar tudo.

Em princípio o plano financeiro deve ser preparado com cautela, para que assim fique prático de entender como deve separar os custos e investimentos necessários para montar a sua imobiliária com segurança. 

Os 3 pilares para seu planejamento estratégico na imobiliária

Para atingir seus resultados será necessário fazer um planejamentos baseado nos seguintes itens:

  • 1. Investimentos fixos: todos os custos que você terá com equipamentos, pessoal, veículo, água, luz, telefone e etc.
  • 2. Investimentos operacionais: tudo que você vai investir antes da abertura da imobiliária: móveis, documentos, reformas, etc (se for o caso de estar abrindo a imobiliária agora) ou que você irá desembolsar para manutenção anual da sua imobiliária (caso ela já esteja funcionando).
  • 3. Capital de giro: valor que você terá para girar, sua reserva para manter a imobiliária por alguns meses. Com esse Plano Financeiro você consegue estimar o seu ROI (retorno sobre investimento). E claro, saber quando será atingido o Break Even (ponto de equilíbrio). Que é o tempo que vai demorar até que se tenha de volta o valor investido.

Depois que você definir a parte de investimentos o planejamento deverá ter foco também em alguns pontos principais: estratégico, tático e operacional.

Para cada fase da pirâmide temos uma estratégia diferente, um foco específico: curto, médio e longo prazo e uma definição do que deve ser feito.

Essa estruturação da pirâmide vai nortear suas ações para cada etapa.

Mas como faço o planejamento na minha imobiliária?

Daremos aqui um exemplo de planejamento que pode dar muito certo no seu negócio. Esse é um modelo completo e mais profundo que vai te auxiliar nessa jornada.

  1. Faça uma análise SWOT (ou FOFA):

  • Forças: qual é o diferencial do seu negócio, liste todos os pontos fortes da sua empresa;
  • Oportunidades:é tudo o que trará ganhos para sua empresa. São fatores externos que você não tem controle, mas que podem ser usados a favor do seu negócio;
  • Fraquezas:são as limitações que você tem controle, pois elas estão dentro da sua empresa e você pode resolver. Então, novamente, seja sincero e liste o que você identifica como ruim ou que precisa melhorar;
  • Ameaças:é tudo que acontece fora da sua empresa que pode impactar negativamente o seu negócio. Por exemplo, a crise na economia, um concorrente novo na região, etc.
  1. Trace como está a cultura organizacional (perguntar para os colaboradores):

  • O que é fundamental na empresa para você?
  • O que pode ser feito para melhorar o ambiente de trabalho?
  • O que você acha que pode fazer para produzir mais em menos tempo?
  • O que você pode fazer para gerar mais resultados para a empresa?
  • O que você pode fazer para bater as metas estipuladas?
  • Qual o perfil das pessoas que trabalham com você?
  1. Qual será o objetivo geral na sua imobiliária?

Apresente aqui qual é o resultado esperado para o seu negócio e até quando pode esperar para alcançá-lo.
Pode ser, por exemplo, se tornar referência no mercado ou aumentar o faturamento da empresa.
Só fique ligado que esse objetivo geral será dividido em metas por equipes e será acompanhado por todas as pessoas que fazem parte do time da sua empresa.

  1. Qual a estratégia geral que você vai traçar?

Aqui você define como vai fazer para atingir o objetivo apresentado no item anterior, ou seja, a sua estratégia geral deve apresentar o que será feito pontualmente.
Você pode fazer em formato de lista ou elaborar um parágrafo. O importante é que a estratégia seja realizável e acessível a todas as equipes.
Por exemplo: “Em 2021 vamos vender 2 mil produtos com ticket médio de R$ 500,00. Vamos priorizar a criação de um bônus, focar em atrair e reter clientes e no aumento no conteúdo gratuito”.

  1. Defina as metas por cada área na sua imobiliária.

Aqui você terá que se sentar individualmente com o coordenador de cada área e juntos traçar as metas de acordo com o objetivo apresentado.

Se você não tiver coordenadores, pode intitular líderes para as metas que você definir e depois debater com eles.

Por exemplo, se uma das metas é melhorar o atendimento você pode colocar o gerente de suporte ou alguém de confiança para ficar responsável e elaborar estratégias.

  1. Qual será o plano de ação que vai nortear o seu trabalho?

É com o plano de ação que você vai acompanhar as atividades necessárias para atingir o resultado.

Por isso, quando for criar o seu, procure seguir as seguintes orientações:

  • Descreva a ação detalhadamente;
  • Defina quem será o coordenador;
  • Defina um prazo de entrega ou finalização;
  • Defina um orçamento limite;
  • Se necessário, defina ações secundárias ou entregas parciais para ajudar a acompanhar o planejamento estratégico na imobiliária. 
  1. Defina um orçamento mensal

Aqui você vai apresentar a capacidade financeira da empresa e o que poderá ser repassado para os projetos das equipes.

Para isso você pode anotar todos os custos fixos e variáveis da empresa, além de fazer uma previsão de receita.

Depois é só fazer uma estimativa do que poderá gastar e acompanhar os resultados.

A partir da análise de cada um desses itens você terá uma visão do todo e terá maior percepção daquilo que realmente importa para a sua imobiliária.

  1. Avaliação dos resultados

Um passo muito importante após a implantação do planejamento é colocar em prática o projeto e monitorar sua execução, pois nem sempre tudo o que foi idealizado pode sair exatamente como foi planejado.

Para um melhor resultado de tudo que foi planejado é muito importante controlar suas ações, fazer a verificação se estão de acordo com os valores da sua imobiliária e se está tendo o resultado esperado.

Após o fim do prazo de execução traçado para o projeto é hora de avaliar os resultados. Esta etapa não pode ser esquecida, pois ela traz muito aprendizado para empresa. Através da avaliação dos resultados é possível medir quão alcançada foi a meta traçada e quais as facilidades e dificuldades enfrentadas. Esta troca de experiência com a equipe é muito positiva para o crescimento da imobiliária, por isso, não deixe de colocá-la em ação, dando feedbacks positivos ou negativos.

Sendo assim se você já colocou no papel, já calculou e sabe onde quer chegar é hora de fazer as coisas acontecerem. Um bom planejamento te dará subsídios para direcionar seus objetivos, planejar suas atitudes e conquistar um bom resultado.

Temos vários assuntos referente ao mercado imobiliário. Entre em nosso canal no youtube, ative o sininho e fique por dentro das últimas notícias.

Leia também:
COMO DESENVOLVER UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A SUA IMOBILIÁRIA.

Leave your thought here

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Útimas publicações:
Categorias: