PASSO A PASSO: Como Fazer Um Plano de Ação

Contato
PASSO A PASSO Como Fazer Um Plano de Ação | Rosalvo Barreto

PASSO A PASSO: Como Fazer Um Plano de Ação

Plano de Ação: Como fazer um, passo a passo para a sua imobiliária. 

No artigo anterior falamos sobre o planejamento estratégico, se você não leu, seria interessante ler antes do plano de ação. Afinal é o Plano Estratégico que irá definir suas metas e objetivos. Agora o Plano de ação irá ajudá-lo a traçar uma metodologia para a conquista dessas metas e objetivos.  Por isto o Plano de Ação, nada mais é do que um planejamento que define quais serão as ações necessárias para atingir objetivos e metas definidas no planejamento estratégico. Este irá proporcionar uma visão clara do cronograma e dos prazos, bem como os responsáveis por cada tarefa, e quais os recursos financeiros e humanos serão necessários, fechando com o acompanhamento de resultados.

Muitos empresários reclamam que o Planejamento Estratégico acaba na gaveta, esquecido por causa do dia a dia da imobiliária, e por isto muitos consideram um tempo perdido a execução de um planejamento estratégico. O que é um perigo, e a culpa de um planejamento estratégico ir para gaveta, muitas vezes é devido a falta de Plano de Ação que defina as ações no dia a dia da empresa. Diferente do Planejamento Estratégico, o plano de ação deve ser compartilhado por todos da empresa que através dele terão de forma clara e objetiva quais serão as ações que devem ser implementadas. 

Você deve ter observado que o Plano de ação pode ser dividido em cinco pilares fundamentais: objetivos e metas, ações, a execução, o monitoramento dos resultados e o encerramento documentando tudo que foi feito.

 

Como fazer um plano de ação para a sua imobiliária?

O Plano de Ação é um recurso essencial para gestores, afinal metas e objetivos são mapas para alcançar o sucesso sonhado. 

 

Plano de Ação

O Plano de ação é uma metodologia que acompanha o desenvolvimento de atividades, e está diretamente ligada ao planejamento. Afinal foi no planejamento estratégico que você definiu seus objetivos e metas. Definir como estes objetivos e metas serão alcançados é o primeiro passo para o sucesso.  

Uma das ferramentas mais utilizadas, porque também é uma das mais simples, 5w2h: nesta ferramenta você irá responder as sete importantes perguntas para alcançar os objetivos e metas do seu planejamento estratégico. 

 

Quais são os 5W?

1- O que? (What)

Entenda que seu plano de ação está diretamente ligado aos seus objetivos e metas, e pode ser qualquer coisa: “comprar um computador novo”, “contratar funcionário”, “trabalhar marketing de conteúdo”. 

Aqui também podem estar objetivos como “criar um novo canal de vendas”, “abrir filial no bairro x”, 

Esta pergunta delimita o que será planejado.

 

2- Por quê? (Why)

Ok, você deseja comprar um computador novo, mas por quê? 

Você quer contratar um funcionário, mas por quê?

Você deseja trabalhar marketing de conteúdo, mas por quê?

Quando você divide com a sua equipe os motivos das ações, você consegue fazer com que seus funcionários se comprometam, pois a prioridade da ação faz sentido, e passa a ser um objetivo a ser alcançado.

 

3- Quem? (Who)

Neste caso aconselhamos não um departamento ou setor, apenas uma pessoa seja responsável pela execução. É claro que ela vai contar com ajuda de outros colegas de trabalho, mas é esse “quem” que deve encabeçar o planejamento 5W2H e fazê-lo acontecer.

 

4- Onde? (Where)

Nem todas as ações têm um onde, neste caso quando plano de ação está ligado à resolução de um problema e esse problema tem um endereço. Ou a ação tem um endereço. 

Vamos imaginar que o seu plano de ação 5W2H tenha como objetivo ampliar as ações de marketing digital, o seu onde provavelmente incluirá seus canais e redes. 

 

5- Quando? (When)

Sem um prazo de execução, não existem metas. Suas ações são suas metas e por isto exige data de início e término.

 

Assim tudo que você deseja criar, implantar, ou mudar, é preciso ter claro, Quando pretende começar? Quando deseja que esteja pronto? Pensar sobre ajudará mais ainda a entender o momento ideal para cada ação, e cumprir o cronograma é um dos pilares do 5W2H bem-sucedido.

Estes foram os 5 W, agora vamos falar dos 2H, neste processo

Agora que você sabe quais são os 5W, só falta entender como funcionam os 2H no processo de planejamento 5W2H.

 

Como? (How)

Neste primeiro H, você irá detalhar as etapas do plano de ação. Uma espécie de cronograma, para definir etapas e as datas de execução.

Um exemplo, caso você queira “ampliar a carteira de locação”. É interessante que você pense como vai fazer isso, por exemplo:

  • Fazer um levantamento do perfil de clientes que você atende atualmente;
  • Criar uma meta de leads de proprietários;
  • Criar uma meta de atendimento diário;
  • Iniciar o fluxo de negociação com leads de proprietários. 

 

Quanto? (How much)

Toda ação terá um custo. Esta previsão de orçamento possibilitará a você alocar os recursos ou buscar recursos, não importa. Aqui é a fase de previsão de orçamento, é importante que você faça uma estimativa aproximada dos gastos e investimentos. Dividir o plano em etapas pode facilitar.

 

5W2H, como colocar em prática?

É importante se preparar, várias instituições têm treinamentos e Cursos 5W2H Online, o que poderá facilitar para que você e sua equipe se preparem.

Ao responder este conjunto de questões, você e sua equipe terão uma definição de tarefas eficaz e seu acompanhamento, de maneira visual, ágil e simples. Nunca mais seu plano estratégico vai ficar só no papel.

Agora mãos as obras, há ainda ferramentas como o Trello que são preferidas, pois permitem que várias pessoas estejam em contato com o plano de ação atualizado.

 

PLANEJAMENTO: Um passo a passo para o planejamento da sua imobiliária Quais são os tipos de planejamento?

Planejamento Estratégico da sua imobiliária: pontos importantes.

Planejamento de Marketing: porque e como elaborar o da sua imobiliária

Compartilhe esse Artigo

Sara Garcete

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *