O QUE O MERCADO IMOBILIÁRIO TEM A APRENDER COM O OMO?

Contato

O QUE O MERCADO IMOBILIÁRIO TEM A APRENDER COM O OMO?

Definir um negócio não é tarefa das mais fáceis. Mas um enfoque sistêmico das organizações exige foco no posicionamento da empresa, que pode ser a sua imobiliária. Para alguns estudiosos podemos definir os negócios como “restrito” ou “amplo|expandido” e este posicionamento fará toda a diferença na hora do planejamento estratégico e de ação.

Podemos definir os conceitos de restrito ou ampliado como:

Restrito: a tendência do modo restrito como o nome diz, é uma visão limitada da definição do negócio da empresa a partir do produto.
Amplo ou expandido: como próprio nome diz, é quando a empresa se posiciona em relação às demandas, e adota uma visão do negócio, onde o produto passa a ser um dos meios de satisfação dos desejos e das necessidades de seus clientes.

Analisando os conceitos pode parecer simples, no entanto, várias empresas têm dificuldade para definir sua atividade principal, e consequentemente isto se reflete na definição do propósito da organização, ficando assim sua visão, missão abrangência, valores e posicionamento estratégico muitas vezes quadros nada mais que um parede, e são estes os verdadeiros alicerces da organização, um conjunto de elementos que caracterizam aquilo que a organização gostaria de ser no futuro.

O propósito é um norte de motivação, sem ele a empresa corre o risco de ser levada por correntes da moda, ou pior permanecerá estática, em um mundo que exige reinvenção constante. Afinal o mercado nada mais é do que um grupo de necessidades humanas, que são supridas por produtos e/ou serviços.

O conceito do negócio deve ser definido sempre a partir de muita reflexão, e os principais questionamentos são: Qual é o seu negócio? Como você se definiria? Uma empresa que aluga, vende e administra imóveis? Uma empresa de “bem-estar e moradia”?

Faça o exercício, pense na sua imobiliária com os olhos de concorrência ampliada e de produtos substitutos. Pense não só no produto/serviço que você presta, mas no uso deste produto/serviço pelo seu cliente, pense no produto/serviço como um meio para satisfazer o seu cliente, alguns exemplos de visão ampliada que garantiram empresas a moldar novos produtos e serviço, inovar e se adaptar a um mercado em constante evolução.

 

EmpresaVisão restritaVisão ampliada

Atlas

ElevadoresTransporte
IBMComputadoresSoluções de informática
LocalizaAluguelSoluções em transporte
NintendoJogos InfantisJogos

 

No vídeo abaixo, Rosalvo Barreto fala do conceito e da novidade que a OMO está trazendo. Não deixe de assistir, a OMO está se reinventando, revolucionando o mercado e isto pode ser inspirador para você. Rosalvo fala sobre o case e como você pode aplicar no seu negócio imobiliário. Assista, compartilhe e deixe aqui o seu comentário: Como é a visão da sua imobiliária, restrita ou ampliada?

Assista o vídeo O que o Omo tem a ensinar para a sua imobiliária.

Compartilhe esse Artigo

Rosalvo Barreto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *