Mercado Imobiliário Instável X Processos de Controle

Contato
Mercado Imobiliário Instável x Processos de Controle

Mercado Imobiliário Instável X Processos de Controle

Achar a empresa dentro do setor é o que permite acertos

Todos os mercados têm períodos de instabilidade. Alguns são mais prejudicados, outros menos, mas entender esses períodos e saber lidar com eles é um dos pontos importantes para transformar uma empresa. Assim, é vital pensar na questão: em um mercado instável, como aproveitar os processos de controle e onde está a sua imobiliária?

Mercado instável: o que ele pode fazer

O mercado instável é aquele no qual não se tem garantias de que os negócios serão fechados. É claro que essa garantia nunca existe em 100%; no entanto, em um período estável, há perspectivas melhores. Assim, mercado instável está associado a períodos difíceis de transações.

O resultado desse mercado instável é ruim para muitas companhias: há quem veja as suas transações caírem muito e há quem até feche. Porém, há, sim, maneiras de contornar esse mercado instável, desde que as ferramentas oportunas sejam utilizadas.

O processo de controle

Essa é uma ferramenta oportuna: o processo de controle. Com ele, as imobiliárias têm uma visão panorâmica do que está acontecendo: existem transações bem-sucedidas? Quais tipos de transações são essas? Quais os lugares onde há mais sucesso ou alcançou-se menos negócios?

Esse processo de controle é efetivado usando softwares desenvolvidos com essa finalidade e que recebem as informações concedidas pelos funcionários da imobiliária. Estando esse software funcionando e sendo utilizado constantemente, existem sempre relatórios valiosos para reconsiderar o sistema da imobiliária.

Onde sua imobiliária está?

Usando o processo de controle para saber

Atuando em um mercado instável, as imobiliárias devem partir para o trabalho em setores mais prósperos. Dessa forma, os líderes precisam entender onde a imobiliária está nesse mercado: qual é o aspecto forte dessa empresa? Onde ela vence?

Existem imobiliárias que têm um desempenho impressionante concernente às vendas. Não importa o lugar onde o imóvel está e nem as suas condições: a imobiliária consegue vender. Entretanto, essa mesma imobiliária tem um baixo retorno com relação às locações.

Há também bairros que oferecem maiores transações. Uma imobiliária tem imóveis disponíveis em três bairros: em um, quase nenhum imóvel é alugado; no outro, o desempenho é mediano e, no terceiro, há 90% dos seus imóveis alugados. Qual bairro deve receber as maiores apostas da imobiliária, especialmente em um mercado instável? Certamente, o terceiro, que é o que acumula lucros.

Os outros dois bairros devem ser abandonados? Não, a imobiliária deve identificar os fatores que facilitam a locação no terceiro bairro e tentar levá-los para os outros dois. Aqui, vem uma pergunta: como a imobiliária sabe que o terceiro bairro é o mais interessante para locação? Usando o processo de controle.

O processo de controle é como um mapa: ele mostra tudo o que é realizado na imobiliária, desde que alimentado. Observando esse “mapa”, a imobiliária compreende onde ela está: a situação representa uma área de conforto ou uma área que precisa ser mudada? Assim, vale adotar esse processo com urgência.

 

Compartilhe esse Artigo

Rosalvo Barreto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *