GERÊNCIA DE LOCAÇÃO, UMA CARREIRA PROMISSORA NO MERCADO IMOBILIÁRIO

Contato
Curso Gerência de Locação de Imóveis | Rosalvo Barreto - Consultoria, Palestras, Treinamentos e Cursos para Imobiliárias

GERÊNCIA DE LOCAÇÃO, UMA CARREIRA PROMISSORA NO MERCADO IMOBILIÁRIO

Sempre que analiso uma imobiliária, em meio a pesquisa me deparo com profissionais talentosos, e questiono, quantos desses a imobiliária vai perder em breve? Calma, não por fazer algo errado, mas porque para a maioria dos funcionários de uma imobiliária, planejar a carreira na própria imobiliária é algo inexistente. A maioria está fazendo faculdade e pensa que a partir da graduação irá buscar sua realização profissional.  De um outro lado, imobiliárias sofrem para identificar, contratar e manter talentos, principalmente gerenciais. Cargos como gerente de vendas e gerente de locação costumam ficar dias em aberto. Mas certamente são posições interessantes e ambas podem levar a uma carreira promissora.  

Gerenciar é fazer através de outras pessoas.
O gerente de locação assume o crachá de gerente, e desenvolve o papel de líder.

Não é simplesmente querer, um bom gerente de locação exige qualificações e conhecimentos diversos, mas quem se preparar poderá sentir a tranquilidade de uma área em crescimento, e sem dúvida segura. Quem está em cargos de gerenciais, sabe a dificuldade de atender interesses diversos e pontos de vistas completamente diferentes em relação a expectativa e o que se entrega neste trabalho. Funcionários e equipe de uma maneira em geral têm a tendência de achar que, em seu lugar, teriam um melhor desempenho. Diretores e proprietários também têm expectativas e esperam que sejam cumpridas. E em meio a tudo isto, você gerente de locação sabe que as coisas são muito mais complexas do que parecem.

Mas afinal, quais são funções de um gerente de locação imobiliária?
Liderar ou gerenciar a sua equipe de locação?

Falando em função remetemos aos tempos do funcionário, aquele que cumpria determinadas funções e era avaliado por elas. Por isto compreender as peculiaridades de uma imobiliária, e a forma que ela atua, bem como os clientes. E quando falamos em clientes, lembramos que no caso da Locação Imobiliária, o gerente terá que administrar dois clientes, o Locador e o Locatário, ambos importantes para o negócio. 

O gerente de locação é o profissional que atua dentro de uma imobiliária, atendendo e negociando interesses e coordenando a equipe. Será o responsável por organizar os recursos humanos e materiais disponíveis, alocando-os de acordo às necessidades, além de elaborar um Plano de Ação que deverá ter a aprovação da diretoria, garantindo-lhe maior autonomia, mas com foco nos objetivos estratégicos da imobiliária.

Além da gerência, “considerando que gerenciar é igual a controlar”, ou seja você gerencia o tempo, e gerencia sua equipe. Por isto está sob sua responsabilidade como Gerente de Locação, realizar treinamentos para nivelar seus funcionários, buscando uma homogeneidade no atendimento. Gerenciar as atividades de fechamento, acompanhando a equipe e suas dificuldades, bem como definir metas, sempre reais e numéricas, a meta deve ser clara e justa, caso contrário a equipe se desmotiva e fica quase impossível cumpri-la. Resumindo, um bom gerenciamento é ter o controle sobre o seu departamento, seus números de desempenho, individuais e da equipe, e muito mais que ter números é saber analisá-los de forma que eles se tornem dados que contribuirão para o seu sucesso.

Seu outro papel como gerente, está em liderar, atuando na coordenação da equipe, visando corrigir comportamentos e desenvolvendo talentos dos colaboradores dentro do ambiente de trabalho. Muito além de treinamentos técnicos, o papel do líder é garantir a empática e o comprometimento da equipe, de forma espontânea. Pois se trata de uma relação que vai além da subordinação, a líder precisa despertar admiração e confiança da equipe.

Além da gerência dos seus subordinados um Gerente de Locação Imobiliária deve ter claro que também irá gerenciar seus superiores. Entender seu papel, e as expectativas dos seus superiores, de forma que possa direcionar seus esforços para os resultados esperados. De um outro lado a diretoria de imobiliária espera ter ciência do está sendo e os resultados obtidos.  

Se você é gerente de locação imobiliária ou pretende seguir a carreira, deve estar pensando, como fazer tudo isto? Será possível encontrar em um mesmo profissionais diferentes qualificações? O mais importante é este profissional entender que existem ferramentas de gestão para ajudá-lo neste processo. Quando falamos em equipe, mesmo sem um software de gestão é possível ter controles gerenciais em planilhas de excel, que ajudem a mostrar dados de forma rápida e segura para servirem de apoio às tomadas de decisão. É preciso focar no que deve ser controlado e avaliado, e encontrar resposta para as principais perguntas comerciais: quantas oportunidades foram abertas, quantas estão em negociação, quantas foram fechadas, quais atendentes de locação estão lidando com cada uma delas e etc.

Já no trato com superiores a ferramenta ideal de um executivo da área de locação é o Plano de ação, que deve responder basicamente: o quê, quando, onde, como e porque algo deve ser feito. O Plano de ação é uma ferramenta poderosa para gestores, pois ela deixa claro as ações, os prazos, os custos e os responsáveis de uma ação, possibilitando mesmo aqueles que não estão envolvidos diretamente na ação, avaliarem seus resultados. 

Acredito que tocamos nos principais pontos que envolvem um Gerência de Locação com excelência, há ainda muito mais detalhes e sem dúvida poderíamos escrever página e página de cada detalhe desta desafiadora profissão, mas acredito que com este artigo destacamos os principais elementos, qualidades e qualificações do cargo, e que você pode claro se aprofundar nos seus estudos. Tudo que desejo é contribuir para que tenha uma carreira promissora e satisfatória no mercado imobiliário, porque somo carentes de profissionais interessados em evolução e há espaço para todos. 

Caso queira se aprofundar sobre, clique e solicite informações do curso online Gerência de Locação Imobiliária

Compartilhe esse Artigo

Rosalvo Barreto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *