Feirão de imóveis: Quais as vantagens?

Contato
Feirão de imóveis - Quais as vantagens | Rosalvo Barreto

Feirão de imóveis: Quais as vantagens?

Feirão de imóveis: Quais as vantagens?

Um feirão de imóveis é uma oportunidade que muitas pessoas procuram para realizar o sonho da casa própria. 

Famílias que querem sair do aluguel, casais que querem começar uma vida juntos e pessoas que querem investir podem procurar essa oportunidade.

Ter o seu próprio imóvel sempre foi muito mais vantajoso do que o aluguel. Mesmo que a aquisição implique em alguns gastos a mais, nada se compara ao fato de você pagar algo que é seu.

O aluguel é uma opção válida para quem não tem condições de comprar uma propriedade ou não pretende morar por muito tempo em algum lugar. 

Todavia, mesmo diante das exigências dessa aquisição, é possível se organizar e sair do aluguel.

O objetivo do feirão é facilitar a compra de bens imóveis, de acordo com algumas particularidades dos compradores. Nesses eventos, você pode encontrar diferentes tipos de casas e apartamentos para morar e investir.

Se você tem o sonho de comprar um imóvel, leia este artigo até o final. Vamos explicar o que é o feirão de imóveis, quais são os benefícios trazidos por ele e quem pode participar desse evento.

O que é um feirão de imóveis?

O feirão de imóveis é uma iniciativa dentro do mercado imobiliário e que acontece todos os anos. 

O objetivo é promover a venda de propriedades em todo o Brasil, apresentando diferentes construtoras e imobiliárias aos futuros compradores.

Essas empresas se reúnem neste evento para tirar dúvidas, negociar valores e fechar vendas. 

No Brasil, o feirão de imóveis conta com o suporte da Caixa Econômica Federal, que faz uma avaliação do perfil dos candidatos.

Se você quer comprar, por exemplo, um apartamento com um box vidro laminado, a Caixa analisa o imóvel de interesse e faz uma análise de crédito para oferecer boas condições de pagamento.

As pessoas têm a oportunidade de encontrar diferentes opções. Podem avaliar diferentes critérios, como condições de pagamento, tipo de propriedade e valores. Além disso, isso ajuda a encontrar as melhores condições para o comprador.

Também é possível encontrar bens para diversas faixas de renda em todas as regiões do país. Os futuros compradores não dependem de restrições quanto ao tipo de imóvel, apenas em relação ao valor, que interfere no financiamento.

Você pode encontrar propriedades novas, usadas ou que ainda estão na planta. O evento acontece em diferentes cidades do país, além de capitais e regiões metropolitanas, durante os fins de semana.

Além de facilitar a aquisição de imóveis, o feirão traz muitas vantagens para os participantes.

Benefícios do feirão de imóveis

Existem muitas vantagens para quem participa do feirão de imóveis. Ele reúne muitas construtoras e imobiliárias, e traz diferentes opções de propriedades.

Você pode encontrar, por exemplo, imóveis com piso polido, com diferentes quantidades de cômodos, em várias localizações, dentre outras características pertinentes.

É uma maneira mais fácil de encontrar o que você procura e comparar propostas de vários vendedores. Mas, o feirão também traz outras vantagens vários compradores, dentre elas:

Diferentes opções de escolha

O evento faz parceria com várias construtoras e imobiliárias, e juntas elas trazem milhares de possibilidades de escolha para os compradores.

É possível encontrar imóveis para todas as faixas de renda em diferentes locais do Brasil. Garantindo uma escolha mais assertiva do lugar que você pretende morar.

Todos os imóveis são avaliados

Todas as propriedades que você encontrar à venda já foram avaliadas por um engenheiro, o que descarta a necessidade de fazer vistorias e avaliações.

Se você comprar um imóvel, ainda tem a garantia de suas condições físicas depois da avaliação. 

Portanto, você garante a aquisição de uma propriedade em perfeitas condições para morar.

Prazos flexíveis

Quando vamos comprar um imóvel, começamos a fazer planos para decorá-lo, como quarto de casal planejado, o tipo de decoração, dentre outros. 

Todavia, é muito frustrante quando percebemos a dificuldade dessa aquisição, principalmente, em caso de financiamento.

Por conta disso, o feirão oferece prazos de pagamento mais flexíveis, possibilitando que pessoas de baixa renda possam adquirir o seu próprio imóvel.

Taxas mais competitivas

As taxas praticadas durante o feirão são mais acessíveis e menores. Por isso o evento atrai muitas pessoas e possibilita que elas saiam do feirão com o negócio fechado.

Se você ainda não comprou o seu imóvel por conta das taxas, é um momento de pensar em participar do feirão e encontrar boas oportunidades.

Independentemente do tipo de propriedade que você vai adquirir, como um pequeno apartamento ou até mesmo uma casa com bombas para piscina, antes de se dirigir ao local do feirão, é importante saber quem pode participar dele.

Quem pode participar do feirão de imóveis?

Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode participar do feirão de imóveis. Desde que também se encaixe em alguns requisitos para financiar o bem.

Existem alguns programas habitacionais do Governo Federal que também podem ser usados para a aquisição de imóveis pelo feirão.

O participante também não pode ter recebido nenhum benefício habitacional e não deve possuir outro imóvel financiado.

São requisitos básicos para participar do evento.  Para que você faça um bom negócio, separamos algumas dicas importantes no próximo tópico.

Dicas para participar do feirão de imóveis

Participar deste evento é muito benéfico, uma vez que seu objetivo é facilitar a negociação de propriedades. 

Por meio do feirão é possível:

  • Negociar direto com as construtoras;
  • Encontrar diferentes espécies de imóveis;
  • Negociar prazos de pagamento;
  • Ter mais tempo para pagar.

Todavia, antes de bater o martelo e providenciar um eletricista 24hs para o seu novo imóvel, é necessário estar atento a algumas dicas. 

Simular o financiamento

Tenha em mente que as taxas de juros dependem da instituição financeira. Antes de ir ao feirão, faça algumas simulações para analisar a quantidade de prestações e o valor dessas parcelas.

Os bancos oferecem simuladores que te permitem conhecer os tipos de financiamento. Saber qual é o seu grupo de renda e o tipo de imóvel que está de acordo com ele.

Isso te ajuda a ter uma ideia da propriedade que deve comprar. Tudo o que será necessário para negociar durante o feirão.

Pesquisar muito

Existem algumas características de móveis que o comprador não abre mão, como  quantidade X de quartos, quantidade de banheiros, piscina infantil fibra instalada, tamanho do terreno, dentre outras.

Impossível encontrar todo tipo de casa e apartamento no mercado imobiliário. Você precisa ter calma e paciência para encontrar exatamente aquilo que está procurando.

Além de encontrar um imóvel com as características que você deseja. Ele precisa corresponder à sua realidade financeira e evitar que você tenha problemas no futuro.

Se você for comprar um apartamento, procure uma construtora bem avaliada, que não tenha muitas reclamações. Isso garante que você vai receber o seu imóvel no prazo combinado.

Ler o documento contratual de compra e venda

Quando temos um contrato, seja referente à compra de um imóvel ou à contratação de serviços de lavagem de fachada predial, é muito importante ler antes de assinar.

Esse documento vai esclarecer todas as suas dúvidas, portanto, leia e releia quantas vezes forem necessárias. 

Se tiver algo que você não concorda ou que está fora das suas possibilidades, entre em contato com o banco e peça a justiça.

Isso é ainda mais importante em caso de financiamento, pois você está fazendo o investimento que vai durar anos. Então, não corra o risco de se comprometer com algo que você não entendeu.

Visitar os imóveis

O objetivo do feirão é agilizar o processo de compra e venda de imóveis, mas não dá para comprar uma propriedade sem conhecê-la.

Se você vai comprar uma casa pronta, e que só precise de manutenção de transformador esporadicamente, tenha certeza de que está tudo em ordem e se a propriedade realmente vale o valor que está sendo cobrado.

Agora, se você vai comprar um apartamento na planta, veja com calma qual é a localização do empreendimento. Sua infraestrutura e a segurança que ele oferece para os futuros moradores.

São cuidados simples, mas que podem fazer toda a diferença no futuro e evitam que você se arrependa do próprio investimento.

Conclusão

Resumindo, se você também sonha em sair do aluguel ou gostaria de adquirir um imóvel para investimento, participar do feirão pode agilizar seus objetivos.

É a oportunidade que você tem para conversar com várias construtoras e imobiliárias. Conhecer oportunidades únicas de comprar o imóvel que você sempre sonhou.

Tomando os cuidados necessários que mencionamos ao longo deste conteúdo, por conseqüência você vai fazer um bom negócio e valorizar cada centavo investido.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

Compartilhe esse Artigo

Sara Garcete

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *