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Empresa escola - Gestão de pessoas - Blog Rosalvo Barreto

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GESTÃO DE PESSOAS

 O dilema da contratação e a síndrome da imobiliária escola.

Todo proprietário ou administrador de imobiliária sofre com a dúvida:

Treinar, investir tempo e correr o risco de perder corretor para a concorrência.

Não treinar, e ter uma equipe de vendas fracas, e com isto perder negócios.

Com mercado aquecido neste segundo semestre, todo gestor sabe que o sucesso de uma contratação, vai muito além das características de competência técnica do profissional contratado, atendendo a imobiliárias em todo Brasil, observei ao longo da minha carreira, que como em qualquer relacionamento, gestor e funcionário, é uma via de mão dupla, respeito e ética, devem ser premissas para os dois lados.

A primeira coisa é entender que o treinamento deve se limitar aos aspectos técnicos do negócio, agilizando assim processos da imobiliária, sendo assim, não se deve entrar nos aspectos de gestão de negócios, o que muitas vezes é um limite tênue, e muitos gestores bem-intencionados, acabam que por “entregando o segredo do sucesso da sua imobiliária”.

A qualificação deve tornar sua equipe apta, sendo assim, analise as rotinas diárias, tanto nos departamentos de locação quanto de vendas, identifique problemas, gargalos e atividades que não agregam valor.

Encontre oportunidades de melhoria, racionalize recursos e elimine desperdícios, crie processos ainda mais eficientes, erros pequenos seja em “vistorias ou documentações”, podem gerar grandes prejuízos financeiros para a imobiliária.

Algumas imobiliárias treinam tão bem seus corretores de imóveis, que passam a ser uma referência na cidade onde atuam, na formação de corretores e profissionais para atuarem no mercado imobiliário, o treinamento é custo, portanto deve ser visto como investimento, um dos aspectos a ser considerado é o compromisso e comprometimento deste corretor ou funcionário com a imobiliária e a carreira.

É difícil de impedir que um funcionário se torne um concorrente no futuro se ele tiver esse objetivo, alguns advogados, sugerem que o empresário deva se proteger colocando uma cláusula de não concorrência no contrato de prestação de serviços, com vigência a partir da rescisão, mesmo assim, sempre haverá risco.

Outra opção é sem dúvida, criar um elo entre o corretor, o funcionário e a imobiliária, afinal uma equipe qualificada é seu grande diferencial competitivo.

O endomarketing é a ferramenta ideal para criar este elo, atuando há 25 anos no mercado imobiliário, temos inúmeros cases de sucesso, na diminuição da rotatividade, garantindo carreiras de sucesso e empresas bem-sucedidas.

São cases onde foram empregadas diversas ferramentas de endomarketing, gerando resultados positivos e equipes coesas, de maneira criativa, cria canais de comunicação, faz treinamentos focados em resultados de vendas, e acima de tudo cria um ambiente onde todos se sentem valorizados, do atendente de locação ao corretor de imóveis.

Aspectos importantes para deixar claro entre você e seu funcionário

 Abaixo três itens importantes, porém intangíveis que a sua empresa precisa fazer com que o funcionário entenda, e assim garantir sua estabilidade e comprometimento:

a) Sua identidade corporativa, seu diferencial como imobiliária, a cultura e valores, que são repassados a equipe e que criam uma unidade de pensamento, é ela que atrai ou repele funcionários, facilitando a contratação e a manutenção da equipe, e esta identidade corporativa não tem tamanho, ela deve nascer com a sua imobiliária, caso contrário você será apenas mais um no mercado.

b) O clima organizacional de uma imobiliária é outro fator decisivo na manutenção da equipe, principalmente equipes de venda, a humanização envolve respeito, transparência e ética nas relações. É natural o clima competitivo entre equipes, principalmente nos corretores de imóveis, mas é o endomarketing que fará o papel definitivo de avaliação e diferenciação dos principais talentos, criando um ambiente onde todos se sintam valorizados, e aceitos.

c) Políticas de remuneração, são importantes para deixar claro quais são os critérios que norteiam as questões salariais, evitam desmotivação e encorajam profissionais corretores comissionados ou atendentes de locação, a buscarem mais qualificações e a fim de conquistarem novas oportunidades na mesma imobiliária.

Este é um assunto que não se esgota em um único texto, salientamos os principais aspectos aqui no Blog, sem dúvida um profissional especializado é sempre a melhor alternativa para assessorá-lo neste processo, mas você gestor imobiliário, será o decisor, por tanto não deixe de nos consultar e enviar sugestões  e dúvidas sobre o assunto.

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Rosalvo Barreto

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