Corretor de imóveis ou Consultor imobiliário? Conheça o Corretor Consultor!

Contato
Corretor ou Consultor Imobiliário - Corretor Consultor | Rosalvo Barreto

Corretor de imóveis ou Consultor imobiliário? Conheça o Corretor Consultor!

Corretor de imóveis ou Consultor imobiliário? Conheça o Corretor Consultor!

Um corretor que age como consultor imobiliário agrega valor e fecha mais negócios. Saiba por que e como se tornar um Corretor Consultor.

O mercado imobiliário cresceu mesmo durante a pandemia. Em, 2021 o crescimento dos lançamentos de imóveis residenciais foi em média de 35%, segundo a Abrainc. Este crescimento veio acompanhado de mudanças: no perfil do cliente e nas suas expectativas de atendimento. Sendo assim, tanto a imobiliária quanto o corretor precisaram se atualizar para aproveitar ao máximo este boom. Pois como toda tendência quem não pega a onda no início tende a levar um caldo. E, não há nada pior para um empresário do que diminuir em um mercado em crescimento.

Diante disso, surgem novas figuras, como o consultor imobiliário, um profissional com perfil mais direcionado para atender este novo cliente. Calma, não estamos falando apenas de uma modinha ou um novo termo para designar a profissão. Falamos em perfil de atendimento e claro novas habilidades que podem ser desenvolvidas por este profissional.

Há muita confusão e alguns textos até geram dúvidas, se não se trata de outro profissional. O corretor de imóvel tradicional, tem como principais funções, captar novos imóveis, prospectar possíveis compradores para eles. Suas principais habilidades são negociação e relacionamento.

Os corretores estão acostumados a este formato e dentro desta responsabilidade. É claro que não podemos esquecer que eles também orientam visitas e avaliações e transações, cuja burocracia não é pequena. Vivenciando o dia a dia da imobiliária como consultor para imobiliária, pude perceber algumas mudanças no perfil do cliente comprador e quais são as suas expectativas ao procurar um corretor.

Mas alguns dizem que o corretor tem que entender de marketing, é verdade?

Se você é corretor ou dono de imobiliária já deve estar cansado também deve ter sido impactado por muitos cursos e textos que colocam o marketing digital nas habilidades necessárias para a sua equipe. Mas likes não pagam contas, concorda comigo, por isto não considero essenciais.

Por tanto, não é sobre isto que estamos falando. Tenho visto muitas orientações perigosas, tanto para corretores quanto para donos de imobiliária. Onde, a ideia é que você deve se tornar uma “celebridade” nas redes. Ou pior ainda, deixar os anúncios e a comunicação da sua marca nas mãos de um profissional que não tem vínculo com a sua imobiliária, e cujo rendimento vem de suas vendas fechadas.

Sou profissional de marketing, Phd em administração e vencedor de cinco prêmios top de marketing e posso garantir que nada é mais perigoso para uma imobiliária do que deixar a responsabilidade do marketing para este profissional. O marketing é a construção da marca da sua empresa e a forma como você divulga o seu estoque. Por isso, deve estar na responsabilidade da sua diretoria.

No meu e-book A UNIÃO QUE TRAZ O SUCESSO mostro com detalhes como esta simbiose é perfeita e importante para o sucesso de uma imobiliária. Resumindo, sua imobiliária tendo uma marca forte, atrai melhores profissionais. Por sua vez estes profissionais encontrando uma estrutura que goste e onde se sentem reconhecidos e em crescimento, tornam-se mais comprometidos e leais. Clique aqui para baixar o e-book, é GRÁTIS!

Mas para entender estas diferenças é preciso primeiro entender o que é um consultor antes de tentar entender ou criticar o corretor consultor.

Quais as diferenças entre um corretor e um consultor imobiliário?

Antes de passar para o que faz um consultor imobiliário é interessante compreender o que faz um consultor.  Um consultor nada mais é do que um profissional especializado em um segmento  e que seja capaz de utilizar esses conhecimentos para orientar, fornecer subsídios, orientar,  tirar dúvidas e te ajudar  na tomada de decisão com embasamento técnico, e não apenas baseado no “empurrometro” ou “feeling”.

Diferente do corretor, o corretor consultor é um profissional que tem conhecimento de mercado e estuda profundamente os diferentes perfis de clientes. Do cliente Casa Verde e Amarela, ao cliente investidor. Ele está preparado para atender compradores de imóveis residenciais e comerciais.

Principais características do corretor consultor:

  • Excelente relacionamento interpessoal; habilidade para negociação e vendas; network; autoconfiança; superação; perseverança; paciência; progressão de conhecimento do mercado.

Boa notícia é que você pode desenvolvê-la.

Descubra como se tornar um Corretor Consultor de imóveis

Você como proprietário de imobiliária e a sua equipe de corretores já possuem as habilidades básicas de conhecimento nas negociações de compra e venda. No curso que preparei para atender esta nova demanda do mercado, indicado para corretores e/ou gerentes de imobiliárias, que tenham como objetivo trabalhar em um processo de vendas de imóveis mais estruturado e preparado para as atuais exigências do mercado e de seus clientes.

O curso oferece técnicas reais e aplicáveis para os corretores que procuram se aperfeiçoar na qualidade de captação e administração de imóveis, além de melhorar seu atendimento e serviço na corretagem de imóveis e na arte da negociação

Com isto ele pode agregar valor ao seu atendimento, através de uma visão estratégica, trazendo mais segurança para os clientes, pois tem conhecimento das variáveis de mercado e os riscos.  Todos estes diferenciais facilitam a fidelização. Assim ele atende as necessidades e desejos do cliente e o resultado é o fechamento de mais negócios.

Como pode perceber, para ser corretor ou consultor de imóveis, há um percurso a ser seguido, já que ambos têm responsabilidades diferentes. É uma profissão que demanda muito estudo e pesquisa devido às mudanças do mercado, que são constantes. Mas trabalhando com ética, seriedade e conhecimento, inúmeras oportunidades surgem.

Quer saber mais? Baixe o conteúdo programático, ou deixe seu contato que uma das nossas consultoras entrará em contato.

Compartilhe esse Artigo

Rosalvo Barreto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *