Conflito de gerações

Conflito de gerações - Gestão de pessoas - Rosalvo Barreto
Mercado Imobiliário

Conflito de gerações

GESTÃO DE PESSOAS

Em uma imobiliária o conflito de gerações entre funcionários contratados e equipes de profissionais familiares, pode ser um grande diferencial.

Como manter uma equipe homogênea com diferentes gerações, expectativas e comportamentos?

Estamos vivendo um ambiente organizacional distinto de tudo que vivemos nos últimos 30 anos, gerações que traz consigo diferentes expectativas e comportamentos, estão convivendo em um mesmo ambiente, e estas diferenças se mal administradas podem trazer resultados desastrosos.

Agora se bem aproveitados, este mix diverso de talentos, pode trazer resultados positivos e inovadores para qualquer imobiliária, atuando como treinador, e motivador de equipes comparo a minha função com a de um maestro, que conhecendo e dominando diversas técnicas na área, estabeleço a ligação entre as “instruções” do diretor e a execução por parte da equipe, produzindo um ambiente harmônico e resultados positivos, aproveitando os diferentes talentos e acima de tudo, possibilitando que construam resultados juntos.

Todo diretor deve ter isto em mente na hora de conduzir sua equipe tanto nas vendas ou locação, ou na contratação de um profissional que o faça. Cada geração durante seu crescimento e desenvolvimento, vivenciou momentos na história, foram diferentes recursos tecnológicos e expectativas de carreira, por tanto, é natural que cada geração tenha as suas próprias ideias e formas de agir, profissionais de mesma área, como, corretores “old school” e corretores da “nova geração”, tornam este universo rico em resultados lucrativos é o grande desafio de um proprietário de imobiliária.

Identifique as características de seus funcionários e corretores, quais as características de cada um, porque já não bastasse as diferenças comportamentais identificadas pela data de nascimento destes profissionais, você terá que enfrentar ainda, aqueles que não se adéquam ao perfil da sua geração, apresentando comportamento de uma geração que não é a sua, pela data de nascimento.

Existe um o grande desafio, há você proprietário de imobiliária, que é conhecer e reconhecer na sua equipe cada uma dessas gerações, atuando de forma a diminuir o conflito destas diferenças, e potencializando os aspectos positivos para obter os melhores resultados.

Podemos assim dividir as gerações: baby boomers (1946-1964) nasceram sob o lema da estabilidade, são dedicados e comprometidos, e o trabalho é sinônimo de sobrevivência. A geração X nascidos entre 1965 a 1979 são dedicados e comprometidos, mas conhecem e se adaptam bem as novas tecnologias, gostam de equilibrar vida profissional e pessoal. Já a geração Y nascida entre 1980 a 2000 também é conhecida por millennials,  tem um conjunto de valores bem diferentes, buscam independência, e seu estilo de comunicação é informal, dito assim parece impossível combinar diferentes qualidades, no entanto estudos mostram que ambientes diversificados tendem a ser mais inovadores e mais competitivos, portanto nós vamos falar um pouco de como é possível gerir estas diferenças, ao invés de evita-las, e obter resultados fantásticos para a sua imobiliária.

Formalidade x Informalidade

Primeiro, identifique a sua imobiliária, ela é formal ou informal?

Isto precisa estar claro para o seu funcionário ou corretor, ele deve saber qual ambiente de trabalho irá reproduzir em maior ou menor grau a sua política. Deixe claro, e se necessário crie padrões a serem seguidos, desde abordagem por telefone e e-mail até o contato pessoal. Evite colocar pessoas em situação de estresse, quando não sabem como se comportar, assim também são os convites para eventos, deixe claro trajes, e demais detalhes. E lembre-se, seu cliente também vem de gerações diferentes, ensine sua equipe a identificar os padrões de comportamento do cliente e trabalhar nesta medida.

Canais de Comunicação

Se por um lado os veteranos e os baby boomers preferem o contato pessoal, ou por telefone, os representantes das gerações X e Y são mais ligados aos novos meios, como e-mail, watts app e mensagens. Não limite, o mais importante é que seus funcionários, como corretores e atendentes sintam – se a vontade, evitando o conflito de gerações, tente passar para a sua equipe estas diferenças, assim também, eles podem escolher o melhor meio, de acordo com perfil de cada cliente.

Esta individualização será proveitosa para todos, a pergunta é, “como você prefere que eu entre em contato? ”, não deve estar apenas no site, deve fazer parte de todo o processo, o mesmo vale para a sua equipe, você já deve ter percebido que enquanto uns enviam e-mail para responder aos seus questionamentos, outros vão até você, como gestor, procure se adaptar e não tenha medo de perguntar.

Outros pontos importantes, mas que exigem um profissional para ajudá-lo a administrar, diz respeito a valores e motivação para cada uma destas gerações, saber motivar, baseado nos valores de cada um é muito importante, se por um lado os mais velhos encontram no trabalho sua própria motivação, os jovens muitas vezes precisam de mais orientação, feedback e reconhecimento, acima de tudo esteja disposto a ensinar e aprender, proporcionando, um rico ambiente de aprendizado e tolerância na sua imobiliária.

Trabalhadores mais velhos, podem compartilhar seu conhecimento e experiência no negócio, são os chamados tutores, já os mais jovens, por sua vez, podem ensinar sobre as novas tendências tecnológicas, por exemplo, é uma forma de aumentar o convívio e o respeito entre gerações, assim o conflito de gerações será pequeno, mas acima de tudo, reconheça e valorize as diferenças.

Busque identificar quais são as qualidades técnicas e comportamentais que busca para um novo funcionário, e acima de tudo nunca leve para o lado pessoal, ao notar falhas de comunicação, não considere desrespeito, insista e tente novamente.

Obrigada por participar, e nos envie dúvidas e sugestões de pauta, finalizaremos nossa série sobre gestão de pessoas com o tema: diferenças entre Recursos Humanos e Gestão Estratégica de Pessoas.

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