Como gerenciar aluguéis de forma eficaz?

Contato
Como gerenciar alugueis de forma eficaz Rosalvo Barreto

Como gerenciar aluguéis de forma eficaz?

Como gerenciar aluguéis de forma eficaz?

Para que uma imobiliária tenha sucesso no seu negócio, ela precisará ter um número satisfatório de clientes. Além de uma boa base, é preciso saber como gerenciar aluguéis de maneira eficiente e lucrativa. 

Quem atua no setor sabe que muitos proprietários de imóveis acabam por administrar de maneira própria as suas casas. Isso acontece pois eles desejam diminuir os gastos com os honorários cobrados pela administradora dos seus aluguéis. No entanto, quando isso ocorre, é possível dizer que a imobiliária está perdendo clientes. Reverter essa situação é essencial para conquistar um maior número de proprietários, e ampliar a quantidade de trabalho positivamente. 

Em geral, é preciso convencer os potenciais clientes de que a atuação da imobiliária na gestão de imóveis é completa e realizada de modo profissional, o que evita problemas consideráveis com diversos tipos de situações. Um exemplo disso é quando o proprietário decide locar uma residência por meio da imobiliária e precisa oferecer o suporte para o morador que perdeu o controle de portão automático. Nesse caso, o atendimento pode ser prestado pela imobiliária rapidamente. Ou seja, o proprietário pode ter a tranquilidade de que o problema do locador será resolvido, sem precisar se preocupar ou se deslocar para isso.

Como gerenciar aluguéis convencendo clientes?

De fato, há uma série de motivos pelos quais vale a pena ter os serviços de uma imobiliária na gestão de aluguéis. Convencer potenciais clientes disso é essencial para aumentar a quantidade de novos contratos firmados entre as partes. Diante disso, o estabelecimento precisa se mostrar capaz de uma boa gestão de aluguéis, para que com isso consiga conquistar os clientes para o seu negócio e tenha como administrar os imóveis com sucesso. 

Vários pontos são necessários. Oferecer o suporte que o cliente precisa é uma forma de conquistar a confiança e preferência dele diante dos concorrentes. Por isso, é indispensável saber como gerenciar aluguéis de forma correta e agilizada para então atrair cada vez mais interessados nesse tipo de serviço. 

Se você possui uma imobiliária e quer entender como esse processo pode ser feito eficazmente, este artigo é para você. Então, acompanhe a leitura!

A importância de gerenciar aluguéis adequadamente

Qualquer tipo de empresa, seja ela especializada em emissão de etiqueta de patrimônio ou em venda e locação de imóveis, precisa oferecer um serviço de qualidade para atrair e efetivar novos contratos, chamando cada vez mais clientes para o seu comércio. Quando o assunto é gestão imobiliária de aluguéis, isso não seria diferente. Esse tipo de serviço é importante pela sua complexidade, e o número de pessoas que depende dele é enorme. 

Alguns proprietários querem economizar o valor referente a esse trabalho e decidem fazer a locação do imóvel de modo particular. Mas, a grande maioria ainda prefere contar com a experiência de uma imobiliária. 

De fato, é preciso saber como administrar um contrato de aluguel, pois ele envolve direitos e deveres de todas as partes envolvidas, e saber como lidar diante do não cumprimento das cláusulas pode ser bastante complicado para quem não tem conhecimento nessa área. 

Em termos práticos, a imobiliária é responsável por oferecer todo esse suporte para os seus clientes, e por isso, precisa estar apta e saber como prestar a assistência necessária tanto para o locador quanto para o locatário, atendendo a eles de modo satisfatório. Sendo assim, dominar cada elemento envolvido no contrato de aluguel e saber como gerenciá-los corretamente é de suma importância. Isso faz com que a imobiliária seja buscada por pessoas interessadas nesse serviço. 

Como fazer a gestão de aluguéis

Vários elementos precisam ser contemplados na gestão de aluguéis. Esse tipo de trabalho envolve uma série de necessidades que estão diretamente ligadas à locação de um imóvel. Entre os principais, é possível mencionar: definição de valores de locação, agendamento e recebimento de visitas, reformas e ajustes no imóvel, divulgação e vários outros aspectos que devem ser trabalhados pela imobiliária para que ela consiga locar a residência. 

Para tanto, ela precisa estar habilitada para definir o preço de locação do imóvel de acordo com o mercado. E claro, tornando-o competitivo e trazendo um bom número de interessados. Também deverá organizar a residência para estimular visitas de possíveis locatários. Depois, precisará cuidar da agenda de visitas, para recepcionar quem entrou em contato e deseja saber mais sobre o imóvel. Isso deve ser feito sempre depois de uma reforma fachada, que deixará a casa agradável e apta para mudança dos novos locatários. 

Outro ponto importante do trabalho da imobiliária é o de fazer a divulgação do imóvel disponível em vários meios, estimulando assim o processo de aluguel de modo mais rápido e eficiente. 

Já em termos mais burocráticos, alguns dos serviços que precisam ser feitos internamente na imobiliária são:

  • Cobrança de aluguel;
  • Emissão de boletos;
  • Gestão de outras despesas;
  • Solução de dificuldades no imóvel;
  • Repasse do valor do aluguel para o proprietário;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Aplicação de reajustes.

Assim como a elaboração do contrato, a imobiliária também precisa acompanhar o locatário para que ele faça a entrega de documentos o quanto antes, garantindo que tudo esteja em ordem e devidamente assinado.

Cuidados ao gerenciar aluguéis

Além disso, há vários outros processos, como a emissão de boletos para envio. Esse é um trabalho cuidadoso, pois é preciso identificar corretamente cada destinatário, valor e data de vencimento. 

Outro cuidado em relação aos pagamentos se trata das contas de consumo, que também precisam ser pagas em dia. A imobiliária pode acompanhar de perto a quitação dessas contas, deixando o proprietário mais seguro. Também é necessário que a imobiliária tenha contato com prestadores de serviço. Isso é útil sempre que precisar oferecer suporte com problemas nos imóveis que administra. A instalação de fechadura nova, por exemplo, pode ser necessária antes da mudança do novo inquilino. 

Outra demanda existente é a de repasse de valores para os proprietários que alugam o imóvel por meio do estabelecimento. Assim, em um determinado período do mês, essa transferência precisa ser feita, cumprindo um dos acordos do serviço. Por estar oferecendo um serviço para quem possui uma casa e quer alugá-la, a imobiliária deve emitir notas fiscais. Isso significa mais um processo interno burocrático que precisa ser realizado. 

Por fim, assim como é necessário fazer o envio de flyer digital para promover novos imóveis disponíveis, a imobiliária também precisa ficar atenta às novidades do seu setor, precisando acompanhar e aplicar reajustes nos valores de locação, por exemplo. 

Ao investir em ações como essas, sempre primando pelo cumprimento de prazos e pela cordialidade no atendimento, a imobiliária se destaca das suas concorrentes, conquistando clientes e fidelizando-os no curto, no médio e no longo prazo. 

Os benefícios de gerenciar aluguéis

Como não poderia deixar de ser, todo trabalho que é bem organizado traz uma série de vantagens para a empresa, seja ela especializada em venda de moveis planejados quarto casal ou de locação de imóveis. Para tanto, buscar soluções que otimizem esse tipo de trabalho também é importante, como contar com uma equipe bem preparada, investir em treinamentos e ter um software próprio de gestão.

Entre os principais benefícios de gerenciar aluguéis de uma boa forma, é possível mencionar:

  • Mais tempo para lidar com os clientes;
  • Melhor gestão financeira;
  • Gerenciamento de contratos facilitado;
  • Maior praticidade;
  • Automação de tarefas e envio de documentos;
  • Atendimento descomplicado;
  • Acesso rápido e simplificado ao sistema e cadastros.

Vantagens como as mencionadas acima impactam diretamente no funcionamento de qualquer imobiliária. Assim, o relacionamento dela com o seu público se torna muito mais dinâmico e produtivo. Essas características são de grande valor para uma empresa, seja ela uma imobiliária ou um chaveiro residencial, pois são responsáveis por cativar a atenção e a preferência de quem precisa desse tipo de serviço. 

De fato, todos esses elementos garantem a autoridade e o reconhecimento da idoneidade do estabelecimento. Por isso, estão diretamente ligados ao aumento de clientes e à procura pelo trabalho prestado por ele. 

Conclusão

Uma imobiliária que procura crescer no seu segmento deve investir de maneira especial no seu sistema de gestão de aluguéis. É por meio dele que ela se destacará e se tornará uma referência no ramo. É possível conquistar benefícios que vão trazer maior agilidade para o dia a dia da imobiliária. Assim como também no seu faturamento, que tende a aumentar de modo positivo. 

Sendo assim, se você tem uma imobiliária e reconhece a importância de gerenciar aluguéis, não deixe de investir nos pontos abordados neste conteúdo e potencialize o seu negócio de forma segura e duradoura. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe esse Artigo

Rosalvo Barreto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *