Os 6 canais de comunicação mais utilizados por imobiliárias

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Os 6 canais de comunicação mais utilizados por imobiliárias | Rosalvo Barreto

Os 6 canais de comunicação mais utilizados por imobiliárias

Saiba os canais de comunicação onde seu cliente está para poder se comunicar com ele.

Saber os canais de comunicação para alcançar o cliente é importante, e como resultado atraindo esse cliente. São muitos os meios e formas de se comunicar com o seu publico hoje, e por isso este pode chegar até a sua imobiliária por diferentes canais.

Por isso pensar nos diferentes canais de comunicação e formas de transmitir sua mensagem para cada um desses meios e público é essencial na sua estratégia de comunicação.

Para ajudar os gestores de imobiliária, selecionamos os seis principais canais de comunicação mais utilizados por imobiliárias e que podem ajudá-lo por conseqüência a construir aos poucos sua audiência.

Além de atrair  Materiais de estímulo, Folders, Landing Pages seu público, os canais são importantes ferramentas de relacionamento, pois potencializam a experiência do cliente em relação a sua marca imobiliária fidelizando, gerando reconhecimento e autoridade para a sua presença digital.

Canais bem estruturados, contribuem para o aumento da sua audiência e são decisivos na hora de apresentar um lançamento, um novo serviço, compartilhar materiais ricos e educativos e manter sua audiência atenta a sua marca.

Hoje falaremos brevemente sobre os canais de comunicação e quais são os que a sua imobiliária deve ter. No próximo artigo, falaremos do conteúdo e quais os canais ideais para cada tipo de conteúdo da sua imobiliária. São muitos os canais, por isto, tudo depende do perfil do seu cliente e negócio. Mesmo sendo imobiliária, algumas se especializam em lançamentos, outras em imóveis de terceiros, outras em “alto padrão”, e para cada um destes públicos existe um canal e conteúdo que possa realmente interessá-lo.

No artigo anterior falamos das inovações nas mídias e como estas inovações impactam a forma de “anunciar” no mercado imobiliário. Hoje falaremos sobre as principais mídias atuais e daremos um breve resumo sobre os conteúdos, para nos aprofundarmos no próximo artigo.

Vejamos os canais de comunicação mais utilizados pelas imobiliárias que estão dominando o marketing digital.

1) Mídia | Redes Sociais

Utilizada para estreitar o relacionamento, as redes sociais, como Facebook, e Instagram, permitem um engajamento e uma troca mais direta entre a marca e o cliente. Nela sua marca poderá oferecer conteúdos de outros canais, fotos e vídeos e textos que ajudem o seu cliente a construir uma imagem da sua imobiliária.

2) Blogs

Por ser um espaço construído para conteúdos mais extensos, o blog permite que você poste informações mais detalhadas sobre variados assuntos, através do postblog. Estas postagens com link para o blog, permite ao cliente “continuar lendo”. Estas pautas mais elaboradas e longas, são o ideal para educar com a finalidade de conduzir seu cliente pela jornada. Falaremos da jornada do cliente no último artigo e vamos detalhar o que seria o conteúdo focado na condução pela etapa, construído para dar respostas às diferentes etapas do funil em que o cliente se encontra.

Com o blog você além de construir um ciclo de publicações para alimentar sua audiência, este conteúdo poderá ser replicado nas redes, para atrair novos interessados.

Você deve estar lembrado que falamos da importância da dos seus canais de contato com o cliente. Agora vamos detalhar estes canais, e qual o papel deles na construção da SUA PRESENÇA DIGITAL. O blog irá ajudá-lo a construir esta autoridade, assim mostrando que você entende do assunto, e garantindo ao seu cliente e futuros clientes, que você como expert poderá ajudá-lo no processo da compra ou locação de um imóvel de maneira segura. No próximo artigo detalharemos questões sobre inbound e outbound marketing que são muito importantes.

3) E-mail marketing

Este sem dúvida é um velho conhecido. Do e-mail de boas-vindas porque entrou no site, até o e-mail que encaminha os “imóveis disponíveis” no mesmo perfil já pesquisado. Este é um excelente canal, mas deve ser usado com moderação. Afinal ele tem custo baixo e fala direto com o público que já demonstrou interesse. Mas cuidado, o excesso de e-mail pode levar seu cliente a se descadastrar da lista. Apesar da facilidade com ferramentas de automação, você deve ficar atento ao número de e-mails e tipos de materiais que estes leads deverão receber. Falaremos especialmente sobre eles em um próximo artigo.

4) Youtube | Vídeos

Um dos formatos que mais cresceu, são infinitas as formas como os vlogs (blogs em formato de vídeo) buscam sua audiência. Focados no mercado imobiliário, encontramos desde vlogs com dicas de decoração, de documentação. Até mesmo a apresentação de imóveis de forma a encantar o cliente.

Muito além do entretenimento, hoje os vlogs ou canais do youtube são usados em estratégias de lançamento. Lives educativas com o intuito de orientar, educar e atrair o cliente.

O conteúdo de rápida absorção, facilita atrair a audiência. Ainda assim é importante criar uma estratégia de marketing de conteúdo para os vídeos.

Esta estratégia direciona o conteúdo, que pode ou não acompanhar a estratégia do blog escrito. Onde pautas sobre o mesmo assunto podem ser complementares.

5) Site

Para uma imobiliária, levar tráfego para o seu site é importantíssimo. Afinal mais de 80% dos negócios imobiliários se iniciam na net. Ter um site rápido e responsivo na versão mobile é outro ponto importante. A maior parte das pesquisas são realizada no celular. Este canal permite a você divulgar informações importantes da empresa, captar leads e através do pixel garantir a possibilidade de remarketing com o público que já entrou em contato.

Resumindo, site e blog juntos permitem a divulgação de conteúdo, e promoções da imobiliária. Pois no site é possível anexar landing pages para captura de leads, pop ups para comunicações rápidas e oportunas. Além de possibilitar através do chat online uma comunicação mais assertiva com o seu tráfego.

6) WhatsApp Business

O WhatsApp Business tem recursos exclusivos para ajudar a impulsionar sua imobiliária. Por isso o primeiro passo é criar um número exclusivo para contato via aplicativo, em consequência facilitando o gerenciamento dos seus contatos.

Segundo as pesquisas, para os clientes o WhatsApp é o segundo canal de preferência. Por isso tem uma taxa alta de conversão.

Como gestor de imobiliária cabe a você a orientação para o gerenciamento dos seus canais de comunicação. Crie uma rotina junto ao departamento comercial e de marketing. Acompanhe a criação e manutenção de cada um dos canais da sua imobiliária.  A equipe comercial pode e deve alimentar o marketing com ideias de conteúdo que podem ajudá-los em um processo. Seja atraindo prospects seja respondendo dúvidas de indecisos, possibilitando que a jornada de compra se abrevie.

No próximo artigo, falaremos sobre o conteúdo e as diferenças entre inbound e outbound marketing, para cada um dos canais. E como você poderá resolver isto de forma rápida, prática e focado em resultado.

Estratégias de marketing para imobiliárias: inbound ou outbound marketing?

 

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Sara Garcete

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