Marketing imobiliário: como ele ajuda o seu cliente na hora da decisão?

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Marketing imobiliário: como ele ajuda o seu cliente na hora da decisão?

Marketing imobiliário: como ele ajuda o seu cliente na hora da decisão?

Quem trabalha com a locação e venda de imóveis sabe que é indispensável investir em marketing imobiliário, sendo este um modo de aquecer o número de negociações e de trazer clientes para o estabelecimento mais facilmente. 

Investir na divulgação e na publicidade dos produtos ou serviços oferecidos é indispensável para o crescimento de qualquer empresa, e no setor imobiliário isso não seria diferente. 

Mesmo que haja características próprias para fazer com que a campanha para vender um imóvel traga o retorno desejado, é indispensável a elaboração de um planejamento e a realização de ações de marketing para conquistar bons resultados. 

Um corretor de imóveis sabe perfeitamente que a venda de uma casa pode demorar certo período para ser concretizada, assim como para que surjam interessados, o que é bastante diferente do que ocorre na venda de uma sacola ecologica personalizada.

Por se tratar de um bem de alto valor, e que muitas vezes pode simbolizar uma conquista para os seus clientes, a venda de uma residência envolve cuidado e atenção. Ao mesmo tempo, também é necessário realizar ações para acelerar o processo. 

 

É aqui que entra a importância do marketing imobiliário, que será responsável por atrair a atenção do cliente e por fortalecer a imagem do estabelecimento no mercado. 

Dessa maneira, entender de maneira mais aprofundada o que é essa modalidade do marketing, o seu objetivo e os benefícios que se pode alcançar com ela é essencial para colocá-la em prática o quanto antes. 

Sendo assim, se você atua no segmento de imóveis e quer saber mais sobre o marketing imobiliário, este artigo é para você. Então, siga na leitura e compreenda melhor sobre como ele funciona e como ele pode ajudar na hora da decisão do seu cliente. 

O que é o marketing imobiliário?

Divulgar produtos, como um notebook novo, ou serviços, como o de consultoria e venda de imóveis, é parte indispensável do processo de vendas de uma empresa. 

Afinal, é por meio de ações de publicidade que se pode fazer com que as pessoas tomem ciência do que você está oferecendo e sobre os benefícios que ela obterá ao decidir comprar aquele item. 

No setor imobiliário, levando em conta todos os seus desafios, o marketing também se torna uma ferramenta importante, uma vez que é por meio dele que se pode alcançar o público realmente interessado em fechar uma negociação. 

Nesse sentido, o marketing imobiliário pode ser utilizado por diferentes tipos de estabelecimentos, tais como:

  • Imobiliárias;
  • Incorporadoras;
  • Construtoras;
  • Entre outras empresas do setor.

 

Isso porque todos eles possuem o mesmo objetivo: comercializar imóveis e fazer com que os seus potenciais clientes saibam das suas ofertas para que possam chegar ao momento da aquisição desse bem. 

Para tanto, esses estabelecimentos podem utilizar de estratégias online ou offline, conseguindo assim captar leads e trabalhá-los de acordo com a etapa da jornada de compra.

Neste ponto, vale mencionar que a era digital trouxe métodos de captação de leads muito mais rápidos e eficazes, seja por meio de formulários digitais, de newsletters ou de anúncios virtuais. 

Dessa forma, tornou muito mais ágil diferentes tipos de negociações, fazendo com que a tomada de decisão dos clientes fosse feita de maneira consciente e dinâmica. 

De qualquer maneira, toda a campanha de marketing de uma imobiliária precisa ser bem delineada e programada, já que ela possibilita a realização de uma negociação que pode impactar a vida dos compradores por longos anos. 

Sendo assim, tal como para realizar a locação de uma sala comercial pequena, é necessário que os clientes sejam atingidos na hora certa pela publicidade da imobiliária, e que essa ação transpareça a confiança suficiente para que eles queiram realizar a compra com a empresa.

Por isso, saber desenvolver e aplicar o marketing imobiliário no seu estabelecimento é fundamental para o sucesso dele. 

Os benefícios do marketing imobiliário

Para entender melhor os motivos pelos quais vale a pena investir em marketing imobiliário, é interessante conhecer os principais benefícios dessa decisão, que certamente vão impactar de maneira significativa a quantidade de negócios fechados na imobiliária. 

1. Acelera o ciclo de venda dos imóveis 

Para que um espaço de coworking consiga preencher o seu estabelecimento de clientes, é indispensável que ele promova os seus pacotes. Do mesmo modo, a imobiliária precisa ser vista para que os potenciais compradores conheçam os imóveis e queiram comprá-los. 

Quem está no momento de compra de uma residência, certamente está em busca de alternativas e poder visualizar as opções disponíveis é essencial para que o futuro proprietário possa decidir por aquela que mais o agrada. 

Ao fazer o anúncio de um imóvel, a imobiliária acelera o ciclo de venda dos seus imóveis, pois faz com que as pessoas tomem conhecimento sobre eles e queiram conhecê-los o quanto antes. 

2. Aumenta a chance de indicações

Quando um amigo ou parente diz que está precisando realizar a locação de espaço comercial e você visualiza um anúncio na internet, certamente vai enviá-lo para o seu conhecido, não é verdade?

Fazer com que a imobiliária seja vista em diferentes canais faz com que mais pessoas saibam sobre ela e, por consequência, que acabem promovendo-a para outros contatos. 

3. Melhora o relacionamento com os clientes

Quem atua diretamente com o público sabe o quanto é importante criar um relacionamento de confiança com os clientes, de maneira que ela se estenda por longos anos. 

Ao investir em marketing imobiliário, o estabelecimento marca presença na vida dos proprietários que compraram imóveis ali, e faz com que a relação permaneça sempre ativa. 

4. Fortalece a imagem da imobiliária

É muito comum que uma empresa de entrega de documentos que esteja começando no mercado precise ganhar espaço, fazendo com que os seus potenciais clientes saibam da existência dela. 

Isso é importante no início, mas também é essencial para as etapas seguintes. Afinal, o marketing é um dos elementos que ajuda no fortalecimento da marca, fazendo com que ela esteja sempre na rotina dos seus clientes. 

Sendo assim, o marketing imobiliário é uma forma de garantir que a imobiliária esteja visível no mercado e conquiste o seu lugar dentro do seu segmento. 

5. Oferece métricas importantes

A empresa que investe em anúncios para vender mais placas informativas personalizadas pode acompanhar de perto qual está sendo a efetividade deles, sabendo se precisa ou não alterar os elementos das suas campanhas. 

Para uma imobiliária o processo é o mesmo: é possível perceber se um anúncio está sendo visualizado o suficiente, compreender se a segmentação foi feita da maneira correta, e esperar melhores resultados no fechamento de negócios. 

Essas são algumas das principais vantagens do marketing imobiliário, de forma que implementá-lo no seu negócio pode ser essencial para o crescimento dele. 

Dicas de marketing imobiliário para alavancar vendas

Se você já está convencido de que o marketing imobiliário pode ser a solução que faltava para potencializar os retornos da sua empresa, as dicas a seguir podem auxiliar você a colocá-lo em prática o quanto antes. 

Isso porque, assim como algumas ações específicas podem fazer com que uma gráfica venda mais unidades de um modelo de carimbo empresarial, saber o que fazer para trazer clientes para a sua imobiliária é indispensável para o sucesso das suas ações. 

Por isso, as práticas mais indicadas para a execução de um bom marketing imobiliário são:

  • Gravar vídeo marketing;
  • Marcar presença nas redes sociais; 
  • Apostar em marketing de conteúdo; 
  • Investir em inbound marketing.

 

Uma boa maneira de começar uma campanha de marketing eficiente é investindo em anúncios bem elaborados, que podem ser feitos a partir de vídeo marketing. 

Que as pessoas estão cada vez mais habituadas a assistir esse tipo de material é uma realidade visível na nossa rotina, de modo que para chamar e prender a atenção dos potenciais clientes do seu estabelecimento é indispensável gravar vídeos. 

Além disso, é essencial marcar presença nas redes sociais, e em especial naquelas onde o público-alvo do seu negócio está em maior número. Para isso, é importante criar um perfil próprio para a imobiliária e mantê-lo sempre atualizado. 

A interação com os seguidores, seja por meio de postagens, do chat privado ou de comentários é valiosa, e pode fazer com que os usuários das redes sejam engajados e ajudem na divulgação do seu estabelecimento. 

O marketing de conteúdo entra nesse cenário de maneira bastante forte, pois é por meio de materiais de qualidade que se pode conquistar a atenção e a confiança do seu público-alvo. 

Sendo assim, não deixe de elaborar uma boa estratégia de inbound marketing, alimentando o seu site ou blog com bons conteúdos, garantindo a otimização da sua página e aplicando estratégias que atraiam essas pessoas para perto da sua imobiliária. 

Investir em diversas estratégias de marketing pode ser a melhor forma de ganhar visibilidade, fortalecer a empresa e fazer com que ela ganhe relevância dentro do seu segmento. 

Por isso, não deixe de aplicar o marketing imobiliário no seu negócio e tenha a certeza de marcar presença na vida dos seus potenciais clientes e de ajudá-los na tomada de decisão da compra de um imóvel. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Rosalvo Barreto

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