Como sua imobiliária pode melhorar os resultados com a Metodologia Ágil

Contato
Como sua imobiliária pode melhorar os resultados com a Metodologia Ágil Rosalvo Barreto

Como sua imobiliária pode melhorar os resultados com a Metodologia Ágil

Como sua imobiliária pode melhorar os resultados com a Metodologia Ágil

Hoje com o novo normal muitas coisas mudaram nos processos dentro da imobiliária. Desta forma houve muitas mudanças em relação a execução do trabalho. Atualmente está na frente aquela imobiliária que vem se adaptando às novas formas de trabalho. Sendo assim vem surgindo a cada dia novas formas de evolução e buscas por resultados, como a metodologia ágil.

As imobiliárias devem sempre estar na busca das mais novas e eficientes formas de gestão e execução das suas tarefas. Quando se fala em criar um modo de pensar junto à equipe, é preciso pensar em como melhorar a gestão dentro de sua imobiliária. Sendo assim sugerimos algumas metodologias que vem atraindo cada vez mais adeptos. Essas metodologias são conhecidas como ágeis. Dessa forma, elas podem revolucionar a forma com que sua imobiliária atua.

Como surgiu a metodologia ágil

O Manifesto Ágil foi publicado nos dias 11 a 13 de fevereiro de 2001 em Utah, como um trabalho de 17 desenvolvedores de software interessados em buscar uma alternativa aos atuais processos de desenvolvimento de software. Um grupo de desenvolvedores da comunidade do eXtreme Programming (XP) se reuniu para discutir diversos pontos que envolvem o processo de desenvolvimento. Logo depois, durante essa reunião, temas como burocratização do processo de desenvolvimento de software e a verticalidade em si do sistema foram abordados de forma enfática.                                                               

Todos os desenvolvedores envolvidos decidiram que o conteúdo da reunião deveria ser documentado que se transformou em algo muito maior do que poderiam imaginar: o Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software, ou simplesmente Manifesto Ágil (Agile Manifesto). O Manifesto Ágil reconhece que processos, ferramentas, documentação, contratos e planos podem ser importantes para qualquer projeto, desde que alinhados com seus valores ágeis.

Os valores desse manifesto foram os seguintes:

Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas

Software em funcionamento mais que documentação abrangente

Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos

Responder a mudanças mais que seguir um plano.

Em resumo, sem dúvida nenhuma o Manifesto Ágil é um grande marco na indústria de desenvolvimento de software. Assim, podemos afirmar que é através dele que mudamos uma cultura de que construir software era apenas seguir uma receita.

Recentemente surgiram o que algumas pessoas consideram uma nova versão do Manifesto Ágil, que é conhecido como: Modern Agil. E ele foi adaptado para qualquer segmento e não só para área de softwares.

O que é Metodologia Ágil

A metodologia de gestão ágil é uma forma de realizar a gestão qual a adaptação contínua e a flexibilidade são características essenciais. Portanto, nada mais é do que um conjunto de técnicas e práticas para gestão que oferece mais rapidez, eficiência e flexibilidade. Seu objetivo inicial era agilizar o desenvolvimento de softwares, mas esses métodos extrapolaram o setor de tecnologia e hoje revolucionam a gestão de empresas de todas as áreas.

 O foco de toda a organização está na melhoria contínua. Nesse sentido, alguns pontos são encontrados nesse processo:

  • trabalho em equipe;
  • comunicação precisa e eficiente;
  • foco no cliente;
  • organização.

Ademais, os métodos ágeis valorizam o que agrega valor na sua empresa. Como resultado, a qualidade das entregas aumenta, assim como a eficiência do projeto. Isso contribui com as estratégias da imobiliária melhorando a sua competitividade, além de beneficiar também os contratantes.

Afinal, a utilização de metodologias ágeis pode agregar muito mais produtividade, transparência e rapidez no desenvolvimento de projetos.

A grande diferença na comparação com os métodos tradicionais é que os modelos ágeis oferecem uma abordagem focada na execução. O que dá a chance da formação de times e colaboradores mais autônomos e multidisciplinares dentro da sua imobiliária.

Seu objetivo inicial era agilizar o desenvolvimento de softwares, mas esses métodos extrapolaram o setor de tecnologia e hoje revolucionam a gestão de empresas de todas as áreas.

Características da Metodologia Ágil

Primeiramente, a metodologia ágil torna os processos mais simples, dinâmicos e interativos, da concepção da ideia até o resultado final.

Entre suas principais características, destacam-se:

  • Desenvolvimento incremental, ou seja, de melhoria contínua
  • Cooperação entre equipe e cliente (ciclo de feedback constante)
  • Entregas rápidas e de alta qualidade
  • Flexibilidade de escopo do projeto
  • Criação de valor progressiva e de acordo com as necessidades do cliente
  • Adaptabilidade às mudanças e alto nível de inovação.

Ser referência em gestão e agilidade, pode fazer toda a diferença para a sua imobiliária ou construtora. Embora não há previsão de mudança quanto a isso, o mundo dos negócios exige a revisão contínua de processos, buscando a agilidade e a eficiência necessárias para garantir bons resultados.

No mercado imobiliário, ser ágil e eficiente é mais que necessário, porque umas das características desse segmento é o dinamismo. Logo, imóveis são vendidos, outros são captados, valores mudam, ofertas expira. Em síntese, um ciclo que se repete várias vezes ao longo de um único dia.

Assim, a rotina de corretores de imóveis e gestores de imobiliárias e construtoras é bem intensa e desafiadora. Como ter uma gestão eficiente? Como dar conta de tudo? Como manter os colaboradores sempre atualizados? Como ser eficiente no atendimento? Como ser ágil no retorno ao cliente?

Nesse sentido, para todas essas perguntas, apenas uma resposta: aposte na tecnologia.

As principais metodologias ágeis utilizadas

Existem diversas metodologias que aplicam os conceitos ágeis. Nesse sentido, as mais conhecidas são o Scrum, Lean e o Kanban.

  • Metodologia Scrum

Para aplicar o Scrum é importante que exista a figura do “dono do produto” (Product Owner). Ele será o responsável por garantir que o foco das atividades de todas as pessoas do time, assim como o ritmo de cada entrega, esteja alinhados ao objetivos final do projeto: a satisfação do usuário final.

  • Metodologia Kanban

Kanban é uma metodologia focada na simplificação de processos. Funciona de maneira muito visual, pois utiliza um quadro (físico ou online), com três coluna nos quais é possível segmentar a gestão das atividades:

  • To do (a fazer): que deve incluir todas as tarefas a serem feitas num determinado intervalo de tempo; 
  • Doing (em andamento): que deve considerar todas as atividades que estão sendo executadas no momento;
  • Done (feito): tarefas já validadas e entregues por cada um dos times.
  • Metodologia Lean

O foco da metodologia Lean é identificar e extinguir pontos que geram desperdícios financeiros e de tempo durante o andamento de algum projeto.

Essa metodologia utiliza o conceito de Mínimo Produto Viável, cujo objetivo é buscar a forma mais simples, funcional e com menor custo para uma determinada demanda.

Antes de mais nada, vale lembrar que a implementação de uma metodologia ágil para a gestão de projetos deve ser considerada de acordo com o objetivo da imobiliária e com as características do time. Assim também, é importante ressaltar também que o foco final de todo projeto é o sucesso do cliente. Por isso, além de ter uma gestão ágil é preciso construir uma trajetória com esse objetivo.

Entre as metodologias ágeis, o Lean é considerado uma filosofia voltada para a redução de 7 tipos de desperdício. São eles:

  • superprodução;
  • tempo de espera;
  • excesso de processamento;
  • transporte;
  • processamento desnecessário;
  • movimentação;
  • defeitos.

Se isso faz sentido para você e você quer entender um pouco mais sobre a metodologia ágil acesse o nosso e-book com conteúdo completo dessa metodologia, para que você possa mudar a história da sua imobiliária.

 

Compartilhe esse Artigo

Sara Garcete

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *