5 dicas de marketing para aquecer o setor imobiliário em 2021.

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Dicas de marketing 5 para aquecer o setor imobiliário em 2021 Rosalvo Barreto

5 dicas de marketing para aquecer o setor imobiliário em 2021.

5 dicas de marketing para aquecer o setor imobiliário em 2021.

Todos os setores estão sempre em busca das melhores dicas de marketing para alavancar os negócios e melhorar as vendas, principalmente no contexto atual.

O ano de 2020 foi marcado por uma crise atrás da outra e por momentos difíceis para todos, principalmente por conta da crise na saúde provocada pelo novo Coronavírus.

Uma pandemia de proporções gigantescas estava totalmente fora das piores projeções que qualquer empresa poderia fazer, mesmo as maiores e mais renomadas.

Diante de um cenário completamente fora da nossa realidade, todos precisaram se readaptar e adotar medidas que preservassem tanto a economia quanto a saúde.

O fato é que essa ação não é fácil, o que impactou a saúde das pessoas e também o cenário econômico. A internet entrou em ação como um muro de contenção que não deixou tudo desabar.

E dentre todas as possibilidades que ela oferece, a mais usada, sem dúvidas, foi o Marketing Digital.  Se antes ele já era importante, agora se tornou ainda mais e entrou para as prioridades das empresas de maneira irreversível.

As imobiliárias não ficaram de fora, e apesar de estarem vivendo um momento equilibrado, devem continuar investindo em boas estratégias de marketing para 2021.

Como está o cenário econômico atual

O Brasil vem amargando experiências difíceis em relação à sua economia há décadas. Mesmo entre altos e baixos, estabilizá-la sempre foi um desafio.

No entanto, alguns fatores fizeram de 2020 o pior ano da economia no Brasil e dentre os principais estão a crise política e a crise provocada pelo novo coronavírus.

A crise política coloca o país em uma corda bamba que vai impactando diferentes cenários, como aumento do desemprego, redução da capacidade de compra, alta do dólar e aumento de impostos.

As empresas, como imobiliárias, as que prestam serviços de motoboy entregador e tantas outras se veem diante de um momento de incertezas e dúvidas quanto aos caminhos que devem seguir.

A pandemia só piorou esse cenário, pois como se já não bastassem esses obstáculos, ainda temos que lidar com o medo, mudanças de hábitos e alterações no cotidiano dos negócios de muitas maneiras.

A maioria, por exemplo, não estava preparada para o modelo de trabalho home office, a redução da carga horária e horário de funcionamento, e tiveram de adotar ferramentas e estratégias rapidamente e sem poder pensar muito.

Tudo isso fez com que alguns pequenos negócios amargassem falência e entre os que sobreviveram alguns ainda estão se ajustando.

Por exemplo, uma gráfica de cartão de visita colorido de médio porte teve que revezar funcionários, adiantar férias e, ao voltar com seu funcionamento normal, readaptar todo o estabelecimento para proteger a saúde de todos.

As imobiliárias, que vinham de um cenário crítico, passaram a usar a tecnologia para demonstrar imóveis, evitar o atendimento presencial, dentre outras ações. Mesmo assim, se viram diante de um salto que não imaginavam.

A necessidade de trabalhar em casa, por exemplo, aqueceu o setor e fez com que muitas pessoas procurassem imóveis maiores, afinal, a quarentena exige que todos fiquem em casa, o que pode ser difícil em um apartamento pequeno, por exemplo.

O ano de 2021 traz a promessa de uma vacina e de um pouco mais de tranquilidade em relação à saúde, mas mesmo assim, o setor imobiliário deve se preparar para atender novas demandas.

É o momento de renovar as estratégias do negócio e os investimentos em marketing devem ser tratados como prioridade. No tópico a seguir, vamos mostrar como as imobiliárias podem se preparar para 2021. Confira.

Dicas de marketing para imobiliárias em 2021

Qualquer imobiliária que saiba fazer um bom trabalho com marketing digital vai sair na frente dos concorrentes, principalmente em 2021, em que as pessoas estão depositando todas as suas expectativas.

Muitos estão esperando a crise passar para fazer novas aquisições, como telão de LED para eventos, viagens, automóveis e, com certeza, imóveis.

Então, este é o momento de planejar as melhores ações, para chamar a atenção dessas pessoas para a sua imobiliária. E dentre as principais estratégias que devem ser adotadas estão:

1. Dicas de Marketing: Site preparado para conversões

O site é, hoje, um canal básico e obrigatório para qualquer negócio. Se uma empresa não tem site, as pessoas chegam a achar estranho. É como não ter um telefone, por exemplo.

Trata-se do canal oficial da sua imobiliária na internet, uma espécie de cartão de visitas para potenciais clientes. Porém, mais do que ter um site, é preciso que ele seja direcionado para a conversão.

As páginas desse canal devem conter materiais que atraiam a atenção das pessoas, possibilitem o contato delas com a empresa e esclareçam dúvidas.

2. Dicas de Marketing: Usar Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia também conhecida como Marketing de Atração, portanto, seu foco é atrair, converter e encantar clientes.

Existem várias estratégias que o englobam, e uma delas, que por sinal é perfeita para as imobiliárias, é a qualificação de leads.

Essas empresas possuem muitos contatos de pessoas obtidos em feiras e lançamentos, e aos olhos do marketing digital são dados importantíssimos.

Por exemplo, uma empresa de encadernação espiral com uma boa estratégia de qualificação de leads, primeiramente faz uma higienização dessas informações.

Isso porque há pessoas que passaram esses dados há muito tempo, ou que já compraram com outra imobiliária ou até mesmo que não têm interesse.

Ao selecionar melhor esses contatos, a imobiliária pode montar uma estratégia de envio de e-mails para diversas finalidades, como apresentar um novo empreendimento que esteja de acordo com o interesse deles.

3. Dicas de Marketing: Investir em Marketing de Conteúdo

Conteúdo hoje em dia é tudo e a base para atrair novos clientes para os negócios. Os consumidores estão sempre conectados e desejam se informar muito bem a respeito daquilo que desejam comprar.

Independentemente de ser a compra de um apartamento ou aluguel de som para eventos, eles querem saber detalhes que vão muito além de preço.

Com o marketing de conteúdo, a imobiliária vai abordar assuntos que sejam do interesse do seu público-alvo, por meio de conteúdos de valor e relevantes, que podem assumir diferentes formatos, como:

  • Textos;
  • Áudios;
  • Vídeos;
  • Infográficos.

Quando falamos em assunto do interesse da persona, não falamos das especificações de um imóvel, mas também pautas com curiosidades sobre determinada região, novidades da arquitetura, história de uma cidade etc.

São assuntos que interessam a quem está pensando em comprar um imóvel, pois se trata de um investimento alto e até mesmo de um sonho.

Outra possibilidade é dar dicas sobre papel de parede para escritório, decoração para quarto de bebê, vantagens dos móveis planejados etc.

4. Dicas de Marketing: Definir o público-alvo

Você só vai conseguir produzir conteúdo relevante se conhecer o público para quem está produzindo. Além do conteúdo, ter esse conhecimento ajuda a escolher a melhor linguagem, tom de voz e formato do conteúdo.

Para conhecer o público-alvo, a imobiliária deve avaliar o perfil do seu cliente, como classe social, escolaridade, idade e preferências.

Também é possível conhecer o perfil do público-alvo nas redes sociais, pois as pessoas expõem muitas informações valiosas sobre si mesmas para as imobiliárias e até para fabricantes de impressora de crachá pvc.

5. Dicas de Marketing: Estar nas redes sociais

Por falar nas redes sociais, é fundamental estar presente nessas plataformas hoje em dia. Todo tipo de consumidor está lá, e só o Facebook conta com bilhões de usuários ao redor do planeta.

Se o seu público está lá, sua imobiliária também deve estar. Para se ter uma ideia, essa estratégia é tão importante que, assim como não ter um site, não estar nessas plataformas causa estranheza ao consumidor.

Por meio delas, a imobiliária consegue interagir com os potenciais clientes, além de incrementar o seu atendimento.

Essas plataformas também são fundamentais para fazer valer a pena as estratégias em Marketing de Conteúdo, aqueles textos que falamos mais acima.

Isso porque a imobiliária, assim como uma empresa de sistema de monitoramento remoto, vai compartilhar os conteúdos publicados no site ou blog, para alcançar um número maior de pessoas.

Sem falar que as redes sociais são importantes para aumentar o engajamento, o que traz mais reconhecimento para a marca e aumento das vendas.

Conclusão das Dicas de marketing

O ano de 2020 finalmente está acabando, e 2021 vem aí com a responsabilidade de tornar sonhos realidade, e um deles, sem dúvida, é a aquisição de um imóvel.

Por isso, a sua imobiliária deve estar preparada assim como a concorrência, pois ela também sabe o quanto as pessoas estão esperando o ano novo para colocar seus planos em ação.

Com as dicas de marketing que demos aqui, sua imobiliária vai começar 2021 com o pé direito, deixando para trás qualquer resquício de 2020 que não seja positivo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Sara Garcete

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