Ocupação Imobiliária X Desocupação Imobiliária

Contato
Ocupação Imobiliária X Desocupação Imobiliária - Rosalvo Barreto

Ocupação Imobiliária X Desocupação Imobiliária

Como vai sua imobiliária?

Ter um negócio não é fácil, não importa o ramo que você atue. Ser empresário, ainda mais neste país, não é das tarefas mais tranquilas, e exige que você tenha muito zelo com seu negócio, sabendo sempre a situação em que se encontra e a avaliando constantemente.

Vamos falar um pouco sobre o mercado imobiliário, este que passa por variações constantes, assim como a própria situação financeira e política do país como um todo. Como empresário, dono de uma imobiliária, você deve sempre fazer uma avaliação da sua carteira de locação. Já fez isso alguma vez?

Avaliando sua carteira de locação

De tempos em tempos é importante fazer essa avaliação, não somente sobre aquele valor total que vale toda a sua carteira de locação. Esse valor é importante para você ter ideia do valor máximo que tem nesse mercado, que acaba sendo uma medida interessante, mas não dá a verdadeira ideia de como anda sua imobiliária.

Nessa avaliação, é importante ir além do valor total monetário da sua carteira de locação. Você precisa analisar quantos imóveis sua imobiliária está conseguindo alugar todo mês e quantos estão sendo desocupados neste mesmo período de tempo.

O valor total é importante para saber o valor absoluto que você está recebendo de sua carteira de locação, mas isso não diz se sua imobiliária está crescendo, se está estagnada ou se está diminuindo. E é exatamente isso que esses números vão mostrar quando analisá-los.

Se sua imobiliária está ocupando mais do que desocupando todo mês, isso quer dizer que sua carteira de locação está crescendo, o que é ótimo. Agora, se está acontecendo o inverso, sua carteira está se contraindo, isso pode ser bastante preocupante.

Óbvio? Não para todo mundo

Tudo isso que eu acabei de falar pode parecer bastante óbvio quando colocado desta forma, mas pode-se dizer que cerca de 70% das imobiliárias quando fazem um diagnóstico desse tipo, nem ao menos percebem que suas carteiras estão caindo.

Como dono de uma imobiliária você deve estar atento a isso, pois muitos gerentes acabam acobertando a situação de alguma forma. Por exemplo, fazendo a avaliação por valor, se sua carteira ajustou o valor em 10%, vai parecer que nada mudou. Então, a avaliação deve ser feita da forma mais correta possível para que não haja sustos no final.

A carteira está caindo, e agora?

Se você fez a avaliação correta e percebeu uma queda, você precisa alugar mais para que assim possa criar uma estratégia de ataque, trabalhando com toda a equipe de locação. Se estiver com problemas de desocupação, faça uma checagem com o departamento de administração da locação.

Você começará a descobrir melhor como andam as negociações com os proprietários e como estão indo as desocupações. Fazendo tudo de acordo com as regras que criou na sua imobiliária, aplicando os processos corretos da forma correta, consequentemente, reduzirá a desocupação de imóveis na sua imobiliária.

Seu objetivo deve ser sempre crescer sua carteira, principalmente nessa época em que tudo está muito mais concorrido, mas sempre lembrando que a locação é a principal mantenedora financeira da sua imobiliária. Por isso, é sempre preciso estar atento e tomar as medidas que irão manter a empresa sempre saudável e crescendo.

Compartilhe esse Artigo

Rosalvo Barreto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *