Planejamento Estratégico da Imobiliária

Planejamento Estratégico da Imobiliária
Gerência Imobiliária / Marketing Imobiliário

Planejamento Estratégico da Imobiliária

Planejamento Estratégico da Imobiliária: pontos importantes

A palavra Estratégia é uma palavra que remete diretamente às operações de guerra, talvez por isto um dos principais conceitos relaciona o planejamento estratégico com o caminho que imobiliária deverá seguir para vencer a guerra do mercado, garantindo a sua vantagem competitiva.

No artigo anterior falamos sobre os diversos tipos de planejamento administrativos. Se bem utilizado um planejamento estratégico tem uma série de vantagens para um imobiliária. As principais são: identificar áreas, processos e responsabilidades para planejar pensando a longo prazo, mas agir diariamente. Assim, é no dia a dia da imobiliária que as ações para o cumprimento da estratégia a longo prazo acontecem.

Há várias metodologias que ajudam a pensar o planejamento estratégico, que podem ser clássicas ou contemporâneas. 

Planejamento Estratégico: O que é Análise SWOT?

A Análise SWOT, é uma metodologia clássica, que trabalha com a resolução de problemas conhecidos e futuros riscos. Amplamente conhecida no Brasil por Matriz FOFA ou FFOA, são siglas que em português significam: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Elas são derivadas do inglês, que significam Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats.

Nos últimos anos surgiram outros métodos para a formulação do planejamento estratégico. Alguns exemplos são o Canvas de Projeto e o Design Thinking que empresta o processo do design para a formulação colaborativa de um planejamento estratégico. Neste artigo vamos detalhar a SWOT, uma das mais utilizadas, e que o empresário brasileiro já está bem familiarizado.

 

Mãos à obra….. vamos a Análise SWOT

Esta é uma técnica simples, mas que ajuda a posicionar ou verificar a posição estratégica da sua imobiliária. Uma ferramenta cuja sigla SWOT é composta por elementos que compõem o ambiente interno e externo da empresa e sobre seus pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças que estão influenciando a sua imobiliária. 

 

Ambiente Externo (Oportunidades e Ameaças)

Considere seu ambiente externo (econômico, político, legal, demográfico, tecnológico, e social), durante um período de tempo. Ouça a opinião do especialista e tente formar o seu próprio cenário de futuro. Você pode assistir a minha live “Como será o futuro das imobiliárias?”. Nesta live, avalio perspectivas para o futuro da imobiliária e ajudo você com dicas e exemplos reais de consultoria.

Planejar é acima de tudo pensar no seu negócio, na sua concorrência, na probabilidade de novos competidores. Ou até mesmo, em como a tecnologia tem mudado os seus concorrentes. O mercado é pulsante e a troca de lideranças é comum. Se pensar em quem era a imobiliária líder na sua cidade quando você começou, é provável que hoje tenha mudado. O mercado se movimenta, e você pode ser a próxima imobiliária líder da sua cidade.

Você quase não tem poder sobre o cenário externo, mas fique atento, pois ele irá interferir na sua imobiliária. Um bom exemplo é a nova LGPD. A lei é rígida e terá que ser seguida e não há como fugir, as imobiliárias terão que se adequar. A lei estava prevista desde o ano passado, e um bom planejamento de ano teria previsto esta necessidade de adequação. Mas quantos foram pegos de surpresa e se viram de repente perdidos? 

Ambiente Interno (Pontos Fortes e Pontos Fracos)

Ao analisar a sua imobiliária, observe seus recursos: humanos, tecnológicos, seus índices de produtividade, e até mesmo suas instalações. Assim, terá uma visão panorâmica e real da situação. Conseguindo separar o que deve ser contemplado no planejamento como sendo seus pontos fortes, seus índices de excelência, e aqueles pontos fracos, que podem ser uma desvantagem para a sua imobiliária.  

Seu planejamento estratégico da imobiliária pode utilizar pesquisas de outras instituições para que você possa comparar seus índices com as médias do mercado. Outro exercício interessante é ler, ou assistir casos de sucesso, estes casos sempre mostram superação, ou ações inovadoras que trouxeram resultados reais. No nosso youtube você pode assistir os casos de sucesso, de imobiliárias como a sua, que planejaram e alcançaram seus objetivos, são casos reais, contados por proprietários e gestores. 

A matriz SWOT é uma das ferramentas mais utilizadas. Sabemos que o planejamento estratégico da imobiliária exige tempo e investimentos, e equilíbrio para gerenciar a alteração de hábitos de colaboradores e proprietários. Por ser um processo complexo, muitos empresários buscam ajuda profissional. Seja em órgãos como o Sebrae, ou consultoria especializada como a nossa. Não importa como você irá fazer, o importante é que esteja atento aos detalhes do seu negócio e decidido a tornar o planejamento a sua bússola para o sucesso.

Considerando que você pode estar pensando entre, sobreviver, crescer, ou expandir, a decisão que tomar hoje será decisiva. Não adianta pensar em crescer, se não tomar a iniciativa de fazer crescer. Ao longo destes mais de trinta anos atuando como consultor, percebi uma infinidade de donos de imobiliária que não sabiam por onde começar, na nossa consultoria usamos a metodologia, quadrante de sucesso, você pode saber um pouco mais assistindo ao vídeo Quadrante de Sucesso.

Planejamento Estratégico: Conclusão

Agora que você tem clareza sobre os processos da sua imobiliária, seus índices e suas metas e os seus recursos disponíveis, é hora de colocar no papel. Esta visão de futuro é que irá conduzir a sua trajetória. Todas as áreas da sua imobiliária deverão conhecer e focar no Planejamento Tático. Mas este é assunto para o próximo artigo, onde damos como exemplo um Planejamento de Marketing (colocar link do artigo 3), peça chave nos dias atuais, pois foram muitas as mudanças na área de marketing e as imobiliárias precisam se adequar.

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