Gestão de pessoas

Contato
Gestão de pessoas na imobiliária - Blog Rosalvo Barreto

Gestão de pessoas

O sucesso de uma imobiliária, como prestadora de serviço começa na contratação da sua equipe.

 A sua imobiliária está preparada para “a hora da verdade”?

 Aquele momento em que o cliente entra em contato com o pessoal da linha de frente.

Quem acompanha meu trabalho, sabe que sou especialista no mercado imobiliário, com foco na gestão imobiliária, se há algo que diferencia uma boa imobiliária de uma má, é a forma como está é gerida, a gestão mantém os diferenciais competitivos, organiza rotinas, define metas, vai do planejamento a execução estratégica de uma imobiliária.

Como consultor e atuando há mais de 25 anos no mercado imobiliário, transitando entre as diferentes áreas, seja gestão comercial, financeira ou de pessoas, cada vez mais me convenço de que não importa o tamanho de uma imobiliária, e se ela tem um departamento para cada um destes segmentos, como Gestor proprietário da imobiliária a palavra final, a linha de pensamento e as políticas internas serão decisão sua.

Como gestor de pessoas, será você quem irá fixar metas, coordenar o planejamento, analisar e reconhecer os problemas a enfrentar, organizar os recursos financeiros, tecnológicos e humanos, será sua responsabilidade como líder, motivar as pessoas, tomar decisões precisas, avaliar, controlar o conjunto todo.

Tenho certeza que você se identificou, afinal o seu dia a dia é repleto destes desafios, a imobiliária tem particularidades especificas, como em sua grande maioria, alto percentual de empresas familiares, sendo uma gestão delicada, afinal além dos laços afetivos a gestão estratégica deve ser focada em resultados e não em privilégios.

Neste mix de funcionários parentes e funcionários sem laços familiares, só a gestão poderá definir o sucesso ou insucesso de uma contratação, seja ela familiar ou não, se já não bastassem os conflitos de geração entre familiares, teremos que administrar os conflitos de geração entre os funcionários contratados.

Nós preparamos para este mês quatro artigos que irão ajudá-lo nas tomadas de decisão.

Estratégias da Gestão de Pessoas 

Prepare-se, e tenha uma equipe homogenia para a hora da verdade, é no contato direto com seus funcionários e corretores, que o cliente formará imagem da imobiliária e é essa experiência que o faz voltar ou não a procurar os seus serviços.

Com o profundo conhecimento que tenho do mercado imobiliário, considero que mesmo com as oscilações de mercado, e a abundância de mão de obra no mercado imobiliário, contratar não se tornou mais fácil, afinal como decidir?

A Gestão de Pessoas em uma imobiliária, se divide em diferentes estratégias, todas elas com vantagens e desvantagens, atrair talentos, desenvolver talentos, atrair jovens inovadores, contratar pessoas maduras mais comprometidas e fiéis, quais os pontos positivos e negativos de cada estratégia?

E na sua imobiliária, como está a Gestão de Pessoas? Quais as estratégias aplicadas para uma contratação eficiente, tanto para funcionários ou nos contratos de prestação de serviços? Quais são as suas estratégias para a solução deste problema? Como estão seus corretores, sua força de vendas? E o seu departamento de locação?

Ter claro como cada departamento está se saindo, e quais os talentos a serem somados a este, para crescer ainda mais, é uma estratégia de RH.

Espero que os artigos, ajudem você, proprietário e diretor de imobiliária a estabelecer processos de governança, e a melhorar suas práticas relacionadas ao capital humano, afinal ele é o seu maior patrimônio.

A imobiliária é acima de tudo uma prestadora de serviço, e quando falamos em prestação de serviço falamos em relações pessoais, a competência e compromisso dos seus funcionários irão definir o futuro do seu negócio, não deixe isto para segundo plano.

No próximo artigo falaremos da Síndrome da Imobiliária escola, como treinar e manter nossos talentos em casa, muitas imobiliárias, têm sensação de treinar sua equipe de vendas ou locação e perde-la seja para voos solo, ou outras imobiliárias, e na semana seguinte a este artigo, nosso foco será contratação e as escolhas entre as diferentes gerações, de um lado a geração Z de jovens inovadores e pouco comprometidos X profissionais maduros e comprometidos.

Não deixe de cadastrar seu e-mail para receber nossos artigos e de nos mandar sugestão de pauta, duvidas e sugestões, afinal estamos aqui para isto.

Compartilhe esse Artigo

Rosalvo Barreto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *