Garantia de aluguel: 3 Dicas para diminuir a inadimplência

Contato
Garantia de Aluguel - 3 dicas para diminuir a inadimplência Rosalvo Barreto

Garantia de aluguel: 3 Dicas para diminuir a inadimplência

Garantia de aluguel: 3 Dicas para diminuir a inadimplência

Para imobiliárias que trabalham com aluguel, a palavra inadimplência causa arrepios. Visto que, significa ausência de pagamento, um problema que precisa ser resolvido. É por esse motivo que por lei há a necessidade da apresentação de garantia de aluguel nos contratos de locação. Dessa forma, para te ajudar a driblar essa tal inadimplência, preparamos esse post com dicas específicas, confira.

 

1) Evite alugar tendo o fiador como garantia

O fiador é, ainda hoje, uma das garantias mais frequentes nos contratos de locação. No entanto, na prática, essa modalidade não garante o recebimento dos aluguéis.  Além disso, a contratação de um aluguel com o uso do fiador é pautada na documentação enviada pelo mesmo. O que, de fato, não avalia o quão bom pagador será o futuro inquilino. Por esse motivo, essa modalidade de garantia é a que mais prejudica todos os envolvidos na locação.

Opte por garantias mais concretas, que te dão segurança acerca do compromisso de receber os aluguéis ainda que o seu cliente não cumpra com o mesmo. Entenda no próximo item como escolher uma boa solução em garantia de aluguel.

 

2) Utilize uma boa garantia nos seus contratos

Uma excelente forma de você diminuir a sua inadimplência com aluguéis é contar com uma boa garantia nos seus contratos. Para isso, pesquisar empresas de garantia e com bom posicionamento no mercado é muito importante.

Exemplo disso é a empresa CredPago, a maior emissora de garantia sem fiador do país, que possui uma análise de crédito que utiliza de algoritmos que fazem uma busca em diversos bureaus de crédito, o que proporciona um aluguel mais rápido, seguro e com baixa taxa de inadimplência.

Para utilizar esse serviço, basta imobiliárias ou corretores autônomos se cadastrarem sem nenhum custo na plataforma e então passarem a oferecer a modalidade de garantia em seus contratos com cobertura de até 30 vezes o valor do aluguel.

 

3) Preze por boas análises de crédito

Análise de crédito é onde começa a sua relação com o cliente que. De certa forma, esta etapa prevê o comportamento dele enquanto pagador. Por isso é tão importante você prezar que a sua imobiliária tenha boas análises, sejam elas realizadas por uma equipe própria ou por uma empresa terceirizada.

Uma análise de crédito é pautada em diversos critérios. Por isso, se optar por montar uma equipe interna de análises, vale também você estudar o mercado de locação local, qual ticket médio do preço dos aluguéis, qual a renda média das pessoas, etc.

Caso decida trabalhar com uma empresa terceirizada de análises de crédito procure saber há quanto tempo ela existe no mercado, qual a sua cartela de clientes e qual experiência eles relatam. Dessa forma você terá a segurança de que terá boas análises de crédito.

 

Espero que esse artigo tenha ajudado você a entender como uma boa garantia de aluguel e análise de crédito podem evitar altas taxas de inadimplências. Para ler mais conteúdos como esse, acompanhe nosso blog! Você recebe em primeira mão os assuntos mais populares do mercado imobiliário.

Compartilhe esse Artigo

Rosalvo Barreto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *