Imposto de Renda 2018: a declaração de imóvel mudou

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Imposto de Renda 2018 - Declaração de imóvel

Imposto de Renda 2018: a declaração de imóvel mudou

Você tem dúvidas de como declarar seu imóvel, ou o aluguel pago ou recebido? Precisa orientar seu cliente? Então acompanhe a postagem a seguir para mais informações sobre o imposto de renda 2018!

Mudanças no imposto de renda

Fique atento, a receita federal alterou o programa do Imposto de Renda para conseguir ainda mais informações sobre o contribuinte. Um das alterações é a instrução normativa de novembro do ano passado, onde a Receita reduziu de 12 para 8 anos a idade obrigatória do dependente para o documento de CPF. É bom ficar atento, pois a partir de 2019 a obrigação será para qualquer idade. Já para veículos, é pedido o Registro Nacional de Veículo (Renavam). Na hora de separar a sua documentação, lembre-se que o Fisco pedirá o CNPJ da instituição financeira em que você possui conta corrente e aplicações financeiras.

Mas uma das alterações é em relação à declaração de imóvel, e é provável que você e muitos dos seus clientes tenham dúvidas a respeito. O novo programa do IRPF conta agora com campos de informações complementares, que mudam de acordo com o tipo de bem. No caso de imóveis, por exemplo, é solicitada a data de aquisição, área do imóvel, registro de inscrição em órgão público e no cartório. Apesar dos campos serem opcionais este ano, é bom já ir se acostumando, pois em 2019 serão obrigatórios.

A declaração de imóvel no imposto de renda 2018 é sem dúvida uma das maiores preocupações. Além das mudanças este ano, há uma variedade de situações (compra, venda aluguel, doações…) que exigem diferentes procedimentos. Vamos tentar ressaltar aqui as principais alterações com estas operações. Vamos separar algumas diferenças: como declarar imóveis no imposto de renda pessoa física 2018.

Declaração de imóvel - Imposto de Renda

O Pagamento da Darf também mudou

Outra mudança no programa é a possibilidade de imprimir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) para o pagamento de todas as quotas do imposto, inclusive em atraso. Caso o pagamento seja realizado depois do vencimento, incidirá, além da Selic, uma multa de 0,33% ao dia, com limite de 20%.

Evite Atrasos na Declaração do Imposto de Renda

A multa para os contribuintes que realizarem a declaração do Imposto de Renda depois do prazo é de 1% por mês de atraso sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% sobre o imposto devido.

Ainda tem dúvidas?

Baixe nosso material “DÚVIDAS FREQUENTES”. E lembre-se que é sempre bom contar com a ajuda de um especialista.

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Rosalvo Barreto

7 Comentários

  1. Bom dia
    Qual a forma correta de declarar nesse ano de 2018 na ficha bens e direitos o apartamento e a garagem por que ambos possui matricula e inscrição na prefeitura. Minha dúvida é se devo declarar cada bem ou no campo discrição relaciono a garagem, não encontrei o codigo da garagem. Como o apartamento tem valor menor que R$ 440 mil estou preocupado em ficar sem a isenção do ganho de capital por possuir os dois bens na declaração na hora a venda.
    Qual a forma correta que devo declarar?

    att
    Alexandre

    Responder
    • Bom dia Alexandre, já encaminhamos sua dúvida para os nossos consultores, assim que responderem, encaminho a você. Ainda hoje subiremos o GUIA das perguntas e respostas mais frequentes, talvez sua duvida já esteja respondida. Aguarde.

      Obrigada,

      Responder
    • Qual a forma correta de declarar nesse ano de 2018 na ficha bens e direitos o apartamento e a garagem por que ambos possui matricula e inscrição na prefeitura. Minha dúvida é se devo declarar cada bem ou no campo discrição relaciono a garagem, não encontrei o codigo da garagem. Como o apartamento tem valor menor que R$ 440 mil estou preocupado em ficar sem a isenção do ganho de capital por possuir os dois bens na declaração na hora a venda.
      Qual a forma correta que devo declarar? Você deve declarar os dois imóveis, apartamento e garagem, com o mesmo item (11) na lista de bens e direito. Na descrição do bem, informe tratar de se apartamento matrícula xxx, com garagem matrícula yyyy…
      Gentilmente respondido pela Scryta Assessoria Contábil Ltda.

      Responder
  2. Comprei um imóvel à vista em 2001 e, na ocasião. esqueci de declarar o ITBI e as despesas cartoriais. Na declaração deste ano posso declarar essas DESPESAS E DE QUE FORMA? Obrigada

    Responder
    • Olá. consultamos e a orientação é que o mais indicado é que você retifique as 5 últimas Declarações, acrescendo estes valores junto ao valor do imóvel.

      ps.: gentilmente respondido pela Scryta – Assessoria Contábil

      Responder
  3. Boa tarde.
    Comprei um apto financiado em 2005 e, quitei-o em 31/12/2009 no valor total pago de R$ 48.513,91. Ocorre por erro de cálculo sempre declarei no ir o valor pago de R$ 36.482,22. Agora em 2017, registrei a escritura do referido imóvel, sendo avaliado e constado na escritura pelo Município para fins de itbi o valor de R$ 141.512,00. Minha dúvida é a seguinte: Devo retificar as 05 últimas declarações constando o valor realmente pago e dado quitação de R$ 48.513,91; e na declaração do irpf 2018 devo constar o valor atualizado na escritura de R$ 141.512,00 ou devo, em caso de retificação , constar o valor de R$ 48.513,91 acrescido dos valores totais pagos com a escritura que foi de R$ 7.908,24 (caso esta despesa possa ser acrescida no valor do imóvel); ou a terceira hipótese que seria não fazer as retificações e constar o valor que venho declarando de R$ 36.482,22 mais as despesas com a escritura do imóvel.
    Atenciosamente.

    Responder
  4. Boa noite meu nome é Rodrigo

    Tenho uma dúvida, 

    Eu e minha e minha mulher fazemos a declaração separados.

    Eu pago o plano de saúde meu e de dois filhos.

    Só que esses dois filhos são dependentes na declaração dela, ela pode lançar os valores referentes a esses filhos na declaração dela, mesmo sendo eu que pago o plano de saúde.

    Obrigado desde já.

    Responder

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